terça-feira, 15 de março de 2011

Batalha do Jenipapo


Dia 13 de março, o Piauí comemorou a Batalha do Jenipapo. Solenemente, o resto do país ignora este evento. Os livros de história o omitem porque não houve a participação do nordeste do país na narração da história do Brasil. Estudamos que a independência do Brasil foi feita pelo sudeste e num passe de mágica. Não estudamos a luta dos brasileiros na consolidação de sua independência de Portugal. Para quem escreveu e editou livros de história, adotados no país, nenhum brasileiro morreu pela independência e a participação do homem comum foi perto de ser fantoche de um grupo privilegiado do sudeste. Com o livro 1822, de Laurentino Gomes, veio à tona, fora do Piauí, a Batalha do Jenipapo. Até mesmo naquele estado, não davam muito destaques aos heróis da consolidação do territorial nacional. Pouca gente sabe que Portugal planejava aceitar a independência de um Brasil e manter o norte colonizado em uma espécie de Guiana Portuguesa. E, foram os piauienses e maranhenses que lutaram , morreram e proclamaram a independência naquela região. Lutaram contra um general de Napoleão e ganharam.

Agora, buscam uma lei no Congresso para reconhecer a data, a luta como um evento nacional na sua devida dimensão. O Brasil é o Brasil por participação de todo o povo e não somente de um grupo localizado e , por pregar equivocadamente por tantos anos, abuletam-se em sua arrogância, achando que o Brasil é só deles. Que mudem os livros de história e mostrem aos brasileiros a verdadeira história do Brasil.

Não deixe de ler : KLIKA
Ou ver: KLIKA


12 comentários:

Vi e falei disse...

Humm se for feita uma avaliação séria dos livros de História - é muita coisa mesmo perdida. Interessante coincidência pois estava a ler sobre isto este final de semana. ;)

Mere disse...

muito interessante. vou dar uma olhada nos links.

BJOSSS

Jens disse...

Oi Magui.
Recomendo aos piauienses que sigam o exemplo de amor e marketing dos gaúchos,incansáveis na celebração dos feitos históricos de seus antepassados (alguns devidamente maquiados, of course. Não gostamos de exibir nossos defeitos aos brasileiros). O exagero é tanto que cantamos o Hino do Rio Grande em todas as solenidades públicas, até mesmo jogos de futebol, com mais entusiasmo do que o Hino Nacional. E olha que o nosso hino não é nenhuma Marselhesa em termos melódicos (há quem diga que é mais bonito). Também existem aqueles que afirmam que Pedro I era descendente distante de um bagual do pampa que fez o caminho inverso: foi do Rio Grande (o centro do mundo,como se sabe) para Portugal. Ou seja, se não fosse um gaúcho não teríamos a Independência do Brasil.
***
Voltando ao Piaui: nos anos 70, Nelson Rodrigues, provocador, indagou: o Piaui existe? Qual a contribuição do Piaui para a cultura nacional? Ciníco, concluiu que a única contribuição relevante do estado para o pais foi o economista João Paulo dos Reis Veloso, na época ministro do Planejamento da ditadura. Assim, Nelson puxou o saco ministerial e desconsiderou o povo piauiense. Pelo visto, a desinformação e a falta de consideração permanecem até hoje.
***
Sobre a "agilidade policial" relatada no post abaixo: inacreditável, se não houvesse ocorrido no Brasil.

Beijo.

Moita disse...

Magui

Você matou a pau. É isso aí.
De fato foi o Piauí e o Maranhão que não permitiram um enclave português no norte e nordeste.

Bem como os estados do Rio Grande do Norte (Felipe Camarão) junto com a Paraíba (André Vidal de Negreiros) e com o Pernambuco (Henrique Dias)não permitiram aquele outro enclave holandês nessa região Com a batalha dos Guararapes.

Inclusive o Ariano Suassuna defendia a junção dos três estados num estado só com o nome de Estado dos Guararapes.

Meus parabéns, Magui.

Nana disse...

Novo blog, novo post...confira! Bjs e fik c Deus.

Jota Effe Esse disse...

O Brasil precisa conhecer o Brasil, antes de sair por aí cantando os feitos de outros povos e suas belezas naturais. O Piauí existe sim, Nelson Rodrigues, e tem história, a Magui acabou de nos mostrar. Meu beijo.

Unknown disse...

Por isso eu louvo o cinema nacional, qdo se propoe a contar a história do Brasil. Aprende-se muito mais.
Querida, quero falar contigo por email, mas não sei se tenho mais o seu. O meu é fmoura@technip.com, eu tento te ajudar via email, pq tem sim como vc colocar gif e outras cositas. Me escreve.
Bj.

Anônimo disse...

A verdade é que se o Brasil tivesse sido colonizado por espanhóis ou inglêses, hoje não existiria: teríamos dezenas de pequenos países, possivelmente odiando uns aos outros...

DO disse...

Reconheço que nada sabia sobre isso. Mas tbem fico me perguntando se para piauienses e maranhenses não teria sido melhor ter sido colonia portuguesa.Pq piores que estão...

Beijos!

Maria Helena disse...

Magui
Interessante...
Bjs

Luciana L V Farias disse...

Taí, não sabia disso não...

Mais uma que aprendi!

Beijocas...

Miguel disse...

Perfeito Magui, admiro teus textos pela personalidade com que vc os aborda. Só li o 1808 do Laurentino, minha próxima leitura será o 1822. Até minha cara.