quinta-feira, 24 de março de 2011

Dilma omelete ?

                          
O sistema determinou que o trabalho de casa é secundário, inferior. Trabalho fora de casa é para os homens. Quando se quer ofender a mulher mandam-na lavar roupa, esquentar a barriga no fogão, cuidar dos filhos. Este é o pensamento formal, mal elaborado para os dias de hoje. Os tempos mudaram e as mulheres, há tempos, saíram de casa e ocuparam lugares que sempre foram delas mas barradas pelo chicote masculino. Mesmo assim , muitas mulheres sentem-se inferiores por  serem donas de casa.

A educadora Cris Pole, a Super Nani, ao perceber que o marido não respeita o trabalho doméstico, faz com que ele fique um dia a executá-lo.O resultado é a mudança no comportamento dentro da família e o melhor engajamento familiar.

Quando a presidenta Dilma fez omelete em programa de televisão , alguns mal avisados, distantes do mundo feminino, não perceberam que houve uma mensagem à estas mulheres, sempre esquecidas pelo sistema a destratá-las como se fossem pessoas de segunda categoria.

Os misógenos, ainda inconformados com uma mulher no poder, insistem em enquadrar Dilma como diferente no mundo feminino.  Para estes, ela chegou lá porque é um homem vestido de saias; a Dilmão. Mal sabem que, muitas de nós, foram chamadas de General, Capitão e Sargento em seus postos de trabalho e não é novidade ser mulher fora do parâmetro imposto a executar  dupla jornada de trabalho. Uma vez um advogado , inconformado com a sentença exarada por uma juíza disse-me que, esta ( a sentença ) cheirava a cozinha. De outra vez, um perito judicial, ao constatar que a juíza não acolhera seu parecer, admirou-se pois a mulher seria, naturalmente, servil.


O dono da minha academia disse-me que não há a esperar de uma presidente que faz omelete em programa de televisão.

Para outros, Dilma é diferente porque teria sido guerrilheira e, portanto, considerar que seja desrespeitada , uma mulher assim, diferente do comum, é dar tratamento machista. Para estes, desrespeito se dá para a mulher que está dentro da família, educando os filhos e com marido a tiracolo.

Rosemarie Muraro disse uma vez que, a verdadeira mulher é aquela que foge aos padrões do sistema e tem o comportamento visto por ela própria.

Rasguem-se machistas , quem está no poder é uma mulher que não se envergonha de o ser e não se comporta com a previsibilidade das mentes masculinas. Prestem atenção e aprendam: Um novo tempo chegou ao Brasil e não é por acaso que, Dilma sobe a rampa sem acompanhante previsível

           
                          ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Senão:    Klika 
                         ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨     

8 comentários:

Nanda disse...

A Super Nanny, eu admiro demais; pela forma séria e coerente com que trabalha. Já a presidente, não respeito nem um pouco. Não por uma questão sexista; mas por acreditar que, assim como seu partido, apóia descaradamente a corrupção e as mazelas desse país. E adoro cum comercial do Saturday Night Live em que uma apresentadora comenta que, no momento, existem várias mulheres trabalhando na estação espacial. Ela diz: o melhor é que ninguém comenta. É algo natural. E se fosse há alguns anos, isso seria possível apenas num filme pornô. Então, espero que, cada vez mais as mulheres ocupem novos espaços e isso seja natural. Se mudar de idéia, depois te aviso, mas por enquanto, pra mim, temos uma presidanta; cercada por mensaleiros e partidos que adoram o poder. Beijos.

Miguel disse...

É Magui, tive oportunidade de rapidamente ver um pequeno pedaço da Dilva "omeletando". Ri muito qdo ela disse "em fogo baixo". Malhei muito essa mulher por ocasião das eleições, até agora, para mim, ela está se transformando numa grata surpresa, imagino que queimei a lingua. Enfim, vivendo e aprendendo. Bj minha cara.

Jota Effe Esse disse...

Enganam-se aqueles que não colocam a função de dona-de-casa como a mais importante que a mulher pode exercer. Meu beijo.

Milton T disse...

Ele tem personalidade, acaba de mudar a política externa do Brasil, em relação ao Irã.

Bom começo e quebrando os ovos

=)

DO disse...

Este negócio de criticar as pessoas por serem mulher,negro,nordestinas ou seja lá o que for é tão fora de moda que nem dou atenção.
Fui contra ela por representar quem representou. Mas a eleição passou e sou mais um dos que está surpreso com este bom início de governo.
Vamos aguaradar.
beijos

Malena disse...

Algumas mulheres acham que a igualdade feminina significa dizer não às tarefas domésticas. Alguns homens acham subservientes outros homens que fazem as tarefas domésticas. Tenho uma conhecida que disse pra filha, certa vez: "prefiro que você fique solteira a vida toda a ter que cozinhar para marido e filhos" Hoje a filha é uma dentista bem sucedida e adora cozinhar e fazer doces para a família. Ser dona de casa ou dono de casa não é demérito pra ninguém, não faz de uma mulher um ser menos inteligente e capaz de se qualificar fora desse tipo de atividade, não faz de um homen um maricas, mas a sociedade criou seus esteriótipos para fazer com que as mulheres e homens imaturos
sintam-se inferiorizados e precisem bradar aos quatro ventos o quanto é desprezível e humilhante dizer sequer que tem prazer em cozinhar, lavar, passar e arrumar sua casa. Quando será que a sociedade vai aprender a respeitar as escolhas das pessoas sejam homens ou mulheres? Até quando os homens vão humilhar as mulheres e outros hnomens que dividem de forma saudável as tarefas domésticas e que se sintem honrados e felizes por assim agirem? Até quando vamos sofrer o preconceito de termos nascido mulheres, com tudo aquilo que nos diferencia dos homens e termos o cérebro tão ou mais privilegiado do que eles? A Dilma é uma grande mulher, uma lutadora, uma mulher competente e destemida e também sabe fazer uma ótima omelete. Tem homem burrão que se orgulha de não saber fritar um ovo.

Maria Helena disse...

Magui
Graças a Deus, tem gente que consegue admitir erros e dão mão à palmatória. A presidente Dilma é uma grande mulher, por ser especial
e estar iniciando um bom governo eu
a defino como "a presidenta" para destacá-la. Presidente são todos homens ou mulheres , mas ela é a presidenta.
Bjs

Fábio Mayer disse...

Eu tenho NOJO de gente que não dá valor ao trabalho de uma mulher em casa.

Esses machistas de m... não entendem que uma mulher continua sendo uma mulher ao alcançar um cargo dessa envergadura. Ela tomará decisões sob uma ótima feminina e não deixará de fazer o que uma mulher normal gosta de fazer, apenas para parecer um homem no poder.

E daí que Dilma fez omelete na Ana Maria Braga? Isso não diminui o fato de que ela foi secretaria municipal, secretária de estado, ministra, candidata e chegou à presidência!

Os machistas de plantão que engulam seus preconceitos... ela não será a única presidente deste país, muitas outras mulheres ocuparão esse cargo...