sábado, 2 de abril de 2011

Lista Fechada

                
Debates são feitos na Câmara para a reforma política. Vale dizer reforma eleitoral. As propostas são apresentadas mas resumem-se em indicar os interesses dos partidos.

Só me admira falarem em Lista Fechada.Para quem não sabe o que é  voto em Lista Fechada,uma das mudanças no sistema eleitoral embutidas na proposta de reforma política em discussão no Congresso:Pelo voto em lista, o eleitor não vota individualmente em um candidato nas eleições proporcionais (deputados e vereadores), mas numa lista de nomes definida pelos partidos. A principal crítica ao sistema é que ele pode perpetuar a eleição de candidatos mais afinados com a direção dos partidos do que como eleitor.


Quem é advogado sabe o que são estas listas fechadas em eleições. São chapas de compadres onde quem se atreve a contrariar os donos da legenda jamais fará parte.
Eu sempre anulei meu voto na OAB/ES porque as listas fechadas das chapas apresentadas continham nomes de indivíduos que deveriam estar na cadeia.Eu riscava cada um desses nomes. A chapa da posição sempre ganha, há anos. A renovação se faz entre os advogados cooptados mas sem mudança real.

As vezes em que fiz parte de chapas da oposição quase apanhamos na porta da sede. Não perdoaram sequer um advogado sério, brilhante , de grande saber, que encabeçou uma das nossas listas fechadas. Era quase idoso e não apanhou porque o defendemos pois ele não tinha nenhuma condição física de ser agredido.

Quando fui conselheira na OAB/ES o fui representante do Instituto dos Advogados, antes da reforma da legislação que o proibiu. Com certeza esta proibição tinha base em que o advogado indicado ser independente da patota.

Sei não mas , em lista fechada não há como votar. Só mesmo anulando tudo.No momento certo verei como participarei de um protesto contra esta escolha.Não acredito em ingenuidade dos políticos mas uma forma muito maior de perpetuar-se no poder.

8 comentários:

Engraçadinha disse...

Essa corja não cansa? Bj pra vc eterna lutadora.

J.F. disse...

Magui, se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come. Em lista fechada, elegeremos a patota de sempre. Em nomes abertos, serão eleitos os Tiriricas da vida, que irão dar apôio à patota. Como esse que já está mostrando a que veio (e alguém duvidava?): já nomeou como seus assesores parlamentares os autores das suas frases de campanha "Pior que está não fica! Vote em Tiririca" e o "Você sabe o que faz um deputado? Me eleja que depois em conto!". Provavelmente, para escreverem novas pérolas como essas. E, também, já está tendo comprovantes de despesas contestados, como a NF de um resort no Ceará, a quilômetros e quilômetros de distância de sua base eleitoral, SP.
Não sei o que é pior.
Abração.

Élica disse...

oii, http://www.meumundoseuolho.blogspot.com/ visite!

Jens disse...

Oi Magui.
Em princípio, não voto em lista fechada. Em princípío... porém, como a realidade, principalmente, sou volúvel.

Beijo.

Jens disse...

ops, faltou acrescentar política depois de realidade.

Lucimere disse...

Eles estão sempre procurando uma solução para se perpetuarem; A consciência política está mais presente do que nunca; Estamos percebendo a necessidade de renovação; A informação, tb, está mais atuante refrescando a memória dos eleitores sobre esse ou aquele político. Só precisamos ajustar alguns pontos; A candidatura do Tiririca na minha opinião é bem prova disso... Tá certo que foi uma grande ousadia, mas o descontentamento nos leva, mesmo, as raias da loucura... bagunça por bagunça, o povo bagunça primeiro. Então, salvo melhor entendimento, para mim, foi mesmo um voto de inconsequênte de protesto, um SOS.

Mas que serviu de lição ou não.

No RJ a "oposição" está no poder. Esse ano tem eleição na OAB.

bjosss

Nanda disse...

Não me admiro se essa mudança for aprovada. Aí bagunça de vez e eles não vão precisar sequer de uns 'Tiriricas' pra eleger outros 'fichas sujas'. Beijos.

Jota Effe Esse disse...

A canalhice está em toda parte, eu vi isso na OAB aqui do Rio Meu beijo.