sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O SUS e as aves de rapina

Autor:  Sponholz
O governo pretende criar imposto para gerar receita a ser aplicada no SUS. Uma das estratégias é usar a mídia, guiada pela onda do momento, e,  criar uma avalanche de notícias, mostrando as misérias na área da saúde.

O jornalista não devia  prestar-se a este papel e fazer parte das manobras políticas, feitas para tratar o povo como beócio. Deviam tentar fazer matérias, mostrando que o estado prefere tratar o doente a não educar o povo a cuidar-se. Os médicos, estes rejubilam-se com a visão do  dinheiro farto a entrar fácil nos hospitais mal administrados, com desperdício de tudo.   Já vejo alguns, esfregando as mãos, babando pelo canto da boca.

A caseira , minha vizinha estava com dor nas costas e foi ao médico, no Posto de Saúde, inscrita há uma semana.Ele pediu diversos exames, inclusive radiografia computadorizada. Tudo pago pelos impostos mas ela estava certa que eram de graça. Indaquei a ela se o médico perguntou qual era a sua rotina e ela me disse que não. Ora, a sua dor nas cadeiras apareceram depois que o seu patrão, um milionário membro da elite burra deste país, mandou construir uma piscina, de doze por seis, no jardim de sua mansão, usada quinze dias de janeiro. Ele aparece, eventualmente, durante o ano e quer encontrar as águas da piscina transparentes. Então, a caseira a mantém limpa mas não se atreve a dizer que a poeira preta, que o vento trás do minério de Ubu, cobre suas águas.  Ele , até, comprou uma lona para estender sobre a piscina mas não o fez. 


Ora, a lombalgia é consequência da postura da caseira quando limpa, diariamente, a piscina. Com médicos assim , não há dinheiro que baste para pagar  o sistema de saúde. Não é o povo que é doente mas a falta de educação de parte de sua população e de médicos cheios de diplomas e falcatruas na massa encefálica.

4 comentários:

Jota Effe Esse disse...

Na área de saúde é impossível encontrar uma coisa que não esteja errada. Só os governantes e corruptos levam vantagem nessa história criminosa. Meu beijo.

DO disse...

Não só na area da saude,mas em todas as areas,o problema é de péssima gestão e falta de vontade politica pra resolver de vez.
Enquanto tratarem saude e educação como comercio nada vai melhorar.
Ao contrario...

Nana disse...

A saúde já é uma vergonha e ainda vão criar um imposto - que provavelmente será desviado dos cofres públicos pelos corruptos - para não fazer nada pelo povo.
Bjs e fik c Deus.

Fábio Mayer disse...

Então a estratégia do governo está completamente errada, porque eu tenho 42 anos e nesses 42 anos, não houve sequer um dia em que eu abrisse o jornal, ligasse o rádio ou a TV e não visse uma notícia sobre a precariedade dos serviços de saúde do país.

Aliás, precariedade não só neles, mas em praticamente tudo, já que brasileiro, via de regra, não é muito chegado em organização e trabalho...

Querem esse imposto novo, porque com ele será possivel contratar mais uns 50 mil funcionários comissionados, sem concurso e por indicação política. Querem a CPMF para pagar flores pro Palácio do Planalto, como já fizeram nos governos Lula e FHC, quando houve manipulaçãodo orçamento para desviar a finalidade do dinheiro.

Não precisa gastar nem tempo nem dinheiro com uma campanha assim, de "conscientizãção ao contrário" porque o povo brasileiro não tá nem aí se vão criar CPMF ou não, tá mais é se lixando, desde que tenha bolsa-familia e crédito para comprar bugigangas, vai continuar enfrentando filas e mal atendimento de saúde como cordeirinho como sempre fez, e uma ou outra pessoa ainda vai acreditar no discurso político de que a nova CPMF vai melhorar a saúde... embora vá continuar morrendo em corredor de posto de saúde.