sábado, 30 de junho de 2012

Programas de viagens

Um anu na árvore em frente à minha casa
Uma coisa difícil de fazer é programa sobre viagens. Alguns são patrocinados por hotéis e restaurantes e, então,  a viagem torna-se amostragem destes tipos de coisas. É o primeiro erro. O segundo erro é a pessoa  fazer  o programa, comer nos restaurantes , deliciar-se com comidas boas  ou típicas e , ao acabar, virar os olhos e dizer que está uma delícia : Redundância absoluta!

Mas o erro fundamental é dar prioridade à sua própria figura. Em vez de mostrar a cidade, a paisagem,os edifícios, as pessoas,os animais ou o que o valha, o centro do programa é o apresentador. A câmara chega a mostrar a pessoa andando e de costas mas não consegue desviar um milímetro para os lados. Pior fica, se possível for, quando o indivíduo é uma pessoa feia. Às vezes parece  que, algumas risadinhas, possam parecer  engraçado ou pseudo simpático e está  resolvida a questão. Não passa na cabeça do cara que o programa é para mostrar o lugar como se o espectador fizesse a viagem, conhecesse o lugar sem precisar estar ali. Ou seja uma motivação para levar à viagem, preferencialmente na empresa que banca a reportagem e, consequentemente, aquela viagem.

E o arremate do horror é a música de fundo. Cada preciosidade encontrada não se sabe onde. Em vez de colocar a música do lugar visitado, mesmo que não seja  ,exatamente, a local mas a do país, colocam música nada a ver, geralmente com uma bateria saída do quinto dos infernos.

Poderíamos conhecer outros lugares, em viagens midiáticas com mais prazer e mais aproveitamento e posterior viagem mais aproveitada. Pelo jeito estes programas só servem para fazer-nos dormir na frente da televisão.Assim mesmo, se estivermos bem humorados e dispostos a ver gente tão feia e incompetente no que faz.

Um comentário:

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...

Onde foi que você viu isso, hein?!