terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dom Pedro I e seu coração

Para pesquisas, os  restos mortais de D.Pedro I e suas esposas foram exumados. Como sempre, apareceram os eternos pessimistas, contrários ao fato. 

D.Pedro é minha figura histórica preferida. Viveu intensamente um tempo difícil e sob o jogo de um lugar que nascia. Eu acho que ele saiu-se bem. Especialmente na continuidade  do que começou D.João VI e conseguiu manter o Brasil unido, diferentemente da América espanhola. Foi imperador sem deixar de lado sua juventude indômita e livre.

Querem, agora, pesquisar seu coração, que está em Portugal.Penso ser importante para confirmar ou descobrir as causas da sua morte e da sua vida. Todos os relatos sobre ele são importantes pois os fofoqueiros de sempre, que o caluniaram sem conseguir inserir o homem no seu tempo, terão que procurar outras coisas para fazer.

2 comentários:

maria claudete disse...

Olá Magui, gostei do seu texto, confesso que no Ensino Médio era fanática por História do Brasil, incrível como a idade me fez compreender que nem tudo que se contava nos livros era verdade, realmente foi tanta a decepção que hoje para mim , que tenho inclusive uma coleção completa ( naquela época era comum) da História do Brasil que li de "cabo a rabo", PARA VER ATUALMENTE tanta coisa desmoronar...Você diz bem deixa-se de escrever a verdade em detrimento de suposições e falácias. Abraços.

Maria Inês disse...

Achei o máximo a pesquisa que estão fazendo após a exumação dos corpos da família real. Provaram que dona Leopoldina não foi agredida fisicamente por dom Pedro e outras descobertas.