sábado, 25 de maio de 2013

Dia da vergonha ? Para quem?

                                 

Em Minas Gerais, a Guerra do Contestado, havida entre Minas Gerais e Espírito Santo era falada pela violência extrema. Naquela região,todo mundo andava armado. Eu dei aula no Instituto de Eucação com outra professora em sala, cuja origem era de Mantena-MG, cidade da região contestada. Ela disse-me, quando recolhi armas de brinquedo dos alunos de quatro anos, que lá as crianças ganhavam um revólver quando ainda eram pequenas.

Quando mudei-me para Vitória-ES,  em 1973, deparei-me com pessoas falando do fato como se fosse ontem, quanto já havia sido assinado acordo dez anos antes.
Alguns advogados, que tornaram-se meus amigos, chegaram a ingressar com ação judicial para anular o acordo.
Uma história contada é que Chiquinho, como era chamado o governador do ES,tinha sido convidado por Magalhães Pinto, governador de MG, para um jantar. Como o Chiquinho gostava de  cachaça, bebeu demais e assinou o acordo sem ler.
A raiva não era contra MG mas contra Chiquinho, caçado pela Revolução de 64 e, diziam, que foi a condição para o ES aderir o movimento.

O tempo passou, os opositores envelheceram, morreram e outros problemas apareceram. Eu dizia, para estes opositores, que o ES perdeu boa chance de juntar-se a MG, fortalecerem os laços políticos /econômicos  e  enfrentar SP e Rio. Para mim , ganhariam muito, eis que não produziam nada e MG não tinha portos marítimos para escoar produção exportada.

Acontece que, cada estado brasileiro é um país, com características próprias tão diversas que parece estarmos muito mais longe de casa quando mudamos. Entre estas , o capixaba diz, até hoje, que o mineiro é tão esperto que ficou com parte do ES , no acordo do Contestado.

Quer conhece melhor a história do Brasil? KLIKA

Ou: Aqui

2 comentários:

fernando disse...

Piada...ES perdeu a chance de se juntar a MG... Graaandes evolução seria. Um estado que se formou da partição do ES acha que teríamos o que a ganhar? Só perdemos até hj na história brasileira. Atualmente é a mesma coisa... Para o ES o ideal seria é se libertar do Brasil e não se anexar...Não se investe aqui e somos o 7° a mais enviar para DF, sendo os 23° a receber!

Lais Sabino disse...

concordo com você Fernando, MG via o ES como uma barreira para chegar ao mar e conseguimos impedir isso mas muitos foram sacrificados debaixo dos panos na Guerra do Contestado.