sábado, 13 de julho de 2013

Estágio obrigatório na área médica

                         
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock: klika

Há um plano obrigando estudantes de odontologia, psicologia, nutrição, enfermagem e fisioterapia a ter ciclo obrigatório de trabalho no SUS. Admira-me que cause polêmica.
Eu não compreendi, de plano, a proposta do governo federal e pensei que esse estágio fosse obrigatório, depois da graduação final. Leia AQUI.

Se for em dose dupla, mais estágio durante o curso, este  seria na cidade onde está sendo feito o curso. Não sei se haveriam  tantos lugares para absorver os estudantes. No  curso de direito muitos não conseguem encontrar lugar para o estágio, restando escritórios de advocacia. Inclusive, desde 1966 a OAB tem em seus quadros a figura do estagiário, previsto no seu estatuto. A partir do quarto ano ( oitavo período ) com carteira como tal, são definidos  os atos profissionais permitidos. Mas , muitas vezes, por  não terem vaga, os locais de defensoria gratuita fazem uma espécie de vestibular e, sem controle legal, acabam estagiando  os peixes de sempre. Note-se que este estágio não é obrigatório nem remunerado, diferentemente  da proposta para os cursos descritos acima.  No meu tempo, não podendo ter o privilégio de trabalhar de graça, abri meu escritório com uma advogada e comecei a advogar no quarto ano.

Devagar , pouco a pouco, as coisas serão adequadas à realidade? Admira-me que não houvesse, há mais tempo, esse estágio como  proposta . Quem sabe por estar  às calendas gregas, com profissionais à deriva , sem organização formal, relatórios  focando a demanda negativa, locais de atendimento sucateados, o  sistema de saúde esteja neste patamar  conhecido. Suponho que os profissionais da área da saúde tenham vocação voltada para o seu ofício e não reste tempo para outras funções, tão claramente diversas  de sua área.

Que seja ressaltado: Nas ocasiões em que trabalhei com entidades médicas e odontológicas, a arrogância, a falta de senso administrativo, a empáfia doentia, negando-se a atender o óbvio para as coisas serem aprimoradas, preferindo abandonar tudo  sempre me deixou pasma  e sendo comentário geral entre os advogados.

Nenhum comentário: