terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bola de Ouro, honorária/ FIFA 2013

                         
        
Quero fazer parte dos que aplaudem , de pé, o Rei do Futebol,  o maior jogador de futebol de todos os tempos: Pelé.

O futebol não seria o mesmo sem Pelé. Regras foram mudadas, campeonatos modificados para adequarem-se ao futebol que ele mostrava no Brasil , para quando ele apresentava-se junto aos pernas de pau europeus.  Além disso, jamais  seguiu idéias alheias, comportando-se como um homem digno que não aceita condução de sua vida. Pessoas estranhas, distantes dele e de sua vida, que se dão de oráculo e vestais da  mediocridade, atrevem-se a dar pitaco nas atitudes pessoais, para um homem do mundo que nunca vergou-se a nada nem ninguém. 
Em uma entrevista , Paulo César Caju, jogador carioca metido a francês, campeão da Copa de 70, no México, fez um relato interessante sobre Pelé. Disse que Rivelino, Gerson, Fontana, Jairzinho reclamavam de tudo, da comida, do alojamento, do treinamento , que todos chamavam Pelé de Rei mas que ele nunca reclamou de absolutamente nada.

Recebido com loas, desde os dezessete anos, por mandatários primários e secundários do mundo todo, seu nome é passaporte para abrir sorrisos e delicadezas em todo lugar. Leonardo, ex jogador, fluminense travestido de europeu, campeão na Copa de 94, nos EUA, contou que em uma folga, um grupo de jogadores alugou um carro para fazer uma viagem sem rumo e caíram em uma cidade pequena, sem saber sair. Ao abordarem habitantes para obter informações em inglês canhestro, não conseguiam fazer-se entender. Um deles teve  ideia de falar Pelé, futebol, king e foram imediatamente conduzidos, por mais de um automóvel, para a saída da cidade.

Ser aclamado de pé , ter reconhecido o seu papel em profissão tão difícil e concorrida deve ser a maior emoção que um profissional pode ter.

Parabéns Pelé.Tive a sorte de vê-lo jogar, ser caçado em campo e ser sempre digno como grande brasileiro que é.

Para registro: Klika 

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

E digo mais: Pelé tem defeitos humanos, como todo ser humano têm! Se falhou na vida como homem, bem, atire a primeira pedra quem nunca errou...