terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Crimes nos transatlânticos

                             
- Todo cuidado é pouco...

Para quem gosta de viajar em cruzeiros marítimos, saiba que são vespeiros cheios de perigos. Um debate no Senado Federal tratou de crimes de toda ordem cometidos no  interior desses navios. Além dos crimes trabalhistas, com trabalho semelhante ao escravo, o tráfico de drogas, abuso sexual e tráfico de pessoas são cometidos. A oferta e realidade nos trabalhos assemelham-se ao ofertado  a modelos, quando não correspondem em nada ao ofertado e transforma-se em tráfico de pessoas.

Quando algum empregado reclama do tratamento é abandonado no primeiro  porto.Os relatos são diversos porque não existem leis que regule o trânsito dessas jamantas em águas fora dos limites nacionais mas que possam proteger direitos de brasileiros. Sequer pedem licença  para atracar como fazem os navios cargueiros  porque pessoas  não são consideradas  cargas.

Pessoas caem dos navios não sendo devidamente apurado. Outras, tem drogas encontradas em seus camarotes ou bagagens sem que se apure, verdadeiramente, levando o empregado ou passageiros para a masmorra, sem formação de culpa correta, inclusive no exterior.

Recentemente, os EUA criaram a primeira lei regulamentando esse filão para proteger seus nacionais. O debate no Senado Federal tem este viés.

Eu vejo muitas iniciativas da comissão que trata das questões trabalhistas, cujo presidente é o senador Paulo Paim, mas não consigo acompanhar os resultados finais.

Quer ver mais? KLIKA

2 comentários:

Maria Inês disse...

Fiz uma viagem de navio pelo litoral brasileiro e realmente é um regime pesado para a tripulação, quase de escravidão: dormem em lugares apertados, se ficam doentes não têm assistência médica, fazem trabalhos pesados ( não há diferença se são mulheres). Uma das garçonetes reclamou conosco de horríveis dores nas costas por ficar 10 horas em pé sem poder sentar. Recebem menos que os funcionários que são contratados em outros países e não podem desistir senão a companhia não paga a passagem de volta.Conversamos muito com os rapazes e moças e fiquei penalizada.

DO disse...

Estou pasmo. Não sabia da metade.