segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Polegares elétricos: A ditadura dos incultos

                                                         
- A eterna  busca pela cultura 
Já se foi o tempo em que frequentar blogs, comentar em textos era divertido e trazia a sensação do debate. Pouco a pouco, surgiram hordas de microcéfalos, catando milho com polegares, infestando a internet com  palavras de baixo calão e  pensamentos canhestros, senão imorais.

Como a massa não consegue ler nem gibi, os autores dos textos da internet deveriam escrever sem tantos erros primários de português. Não é necessário textos eruditos mas respeitar o mínimo das regras da língua pátria. Os que se davam o trabalho de corrigir absurdos, já não o fazem mais. E a tranqueira corre solta. Eu também cometo erros, especialmente de concordância verbal mas não sou profissional , não recebo salário e nem me projeto como formador de opinião. Estes sim, precisam ser mais cuidadosos.

Quanto os comentários dos textos, as prioridades são dadas aos que concordam com o texto e o destaque para tantos homens com graves problemas de misoginia e distúrbios sexuais, denigrem qualquer mulher ou pessoas que lhe são diferentes. Quando não, ilustração com figuras semi nuas como se algumas páginas fosse um bordel em exposição.

Nas páginas das vestais do futebol, aqueles comentaristas que clamam por honestidade no futebol, os comentários desabonadores orquestrados contra as mulheres  e as figuras laterais desmentem o discurso e sepultam os verdadeiros interesses.

Se ver televisão já é um exercício cerebral, contínuo, de seleção automática de mensagens subliminares , a internet  também o é. E, se alguém quer melhorar o nivel é atacada como pessoa que discrimina os incultos com acesso à internet.

2 comentários:

Fábio Mayer disse...

Infelizmente é a ditadura da ignorância, e, pior, das pessoas que se orgulham de serem ignorantes, pois reconhecem em quem sabe pensar e escrever alguém "de elite".

E essa coisa de tratar mulher sempre como vagabunda é traço cultural, o machismo pátrio aflorando sem dó nem piedade, numa situação que deveria melhorar com o passar do tempo, mas infelizmente piora.

O Brasil tem a tal Lei Maria da Penha, um lenitivo, uma piada que o Congresso Nacional votou e aprovou sabendo que as polícias não fariam nada para aplicá-la, apenas um texto bonito deferindo direitos de salvaguarda para mulheres e alguns homens em situação de perigo, quando em verdade bastava aplicar as leis já existentes e prender vagabundo covarde que agride mulher pela natural inferioridade física. Como a idéia é não prender ninguém, como a hipocrisia come solta, votou-se a lei, mas o machismo continua.

E escrever? Hoje em dia é bonito escrever errado e falar errado. Os garotos assistem shows sertanejos e saem de lá com a impressão de que podem falar do jeito que bem entendem, porque a mensagem que recebem é simples: nada tem importância, só sexo, poder e dinheiro!

Telma disse...

Oi Magui, obrigada pelo comentário lá no facebook e no meu blog, para me congratular pelo meu aniversário. Quanto ao post, realmente já se encontram muitas escritas de dar vergonha em quem lê, pela Internet, tanto pela falta de respeito no português como pelo desrespeito em quem lê e comenta. Muitos textos que se lêem hoje em dia, nem vale a pena comentar pois corremos o risco de ser mal interpretados e criticados, enfim, coisas da actualidade. Um óptimo dia para ti. Beijinhos