quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Gigantesco !

             
Aqui é Brasil.Aqui tem o orgulho de ser brasileiro porque eu faço
    

O noticiário mostra várias manifestações contra brasileiros pelo mundo afora.
Não sei porque alguns se admiram. Afinal, o brasileiro é o primeiro a discriminar-se, ou dar-se como discriminado. Falam mal de si mesmos, fazem filmes, livros só para falar mal de tudo e todos. Plantaram? Pois que colham agora!

Se me chamarem de macaco, de baiana pouco se me dá. Pau-de-arara é o nome dado ao caminhão que o pernambucano usava para descer para o sudeste. Não é adjetivo mas substantivo.Sou mineira e nem tomo conhecimento de nada que apelidam. Desde menina ouço a história que mineiro é bobo, matuto, pateta. Hoje mesmo vi piadas a respeito, no face. Tem uma historinha dizendo que um mineiro foi ao Rio e ficou admirado com os bondes. Então um carioca, percebendo, deu uma conversa esperta dizendo que ele era dono dos bondes e  vendeu-lhe o bonde. O mineiro ao subir no bonde não quis pagar a passagem e, quando disse o porque, o bonde, lotado, riu dele. A historinha variava e varia , dando como objeto o Cristo Redentor, a Igreja da Candelária, o Maracanã. Em vez de ofender-se, apareceram em Minas Gerais músicas de carnaval e uma delas tinha um refrão que dizia: Quem pensar que mineiro é bobo/ Vai cair na boca do lobo.Em resposta, os cariocas apelidaram os buracos de água pluvial de boca-do-lobo. Ninguém se ofendeu. Havia senso de humor e estrangeiro não tinha regalia.Ah, tem um refrão para casamento que não deu certo: Depois que com ela/ele  me casei é que eu vi o bonde que comprei.

Portanto, sou de um tempo em que só viajava para o exterior a elite da zelite e que, por si só, torcia  e torce  o nariz para o Brasil. Hoje, a turba paga viagem a vinte quatro prestações para conhecer monumentos à dominação e pilhagem de seus antepassados. Ainda,tiram fotos para mostrar que foram lá. E, voltam imbuídos da discriminação de quem ficou lá  e vive bem porque outros saíram para construir um mundo novo.  

Não tenho complexo de vira-latas algum e meu ego é do tamanho do Brasil: Gigante!

Um comentário:

Blog do Beagle disse...

Magui, saudade de ler vc. Como está? Meu blog anda abandonado, né?!? Também não tenho complexo de vira lata, não, mas sei que nosso povo ainda precisa de muitas gerações para ser educado e ter um mínimo de civismo. Bj. Elza