quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Em Roma, fale como os romanos

                                     
Praia do Morro / Guarapari 



No final de dezembro/2914, o prefeito de Guarapari-ES fez uma declaração pública, dizendo que a cidade dispensava quem não tivesse dinheiro e educação para  bancar sua estadia. Casas entulhadas de gente, música alta nas ruas, cachaçada em via pública seriam coibidas. Que iria tomar medidas duras para limitar o número de pessoas nos imóveis alugados.
De início não entendi. Achei soberba querer limitar o uso da propriedade privada. Mas, quando levas de turistas, até cinquenta pessoas, hospedou-se  em  um único apartamento de setenta metros quadrados, comecei a entender a fala do prefeito. A maior consequência foi a falta d'água. A turba ficou possessa e fez manifestação, queimando pneu na estrada de acesso à cidade.
Aqui nas minhas redondezas não houve isso. Felizmente não tem imóvel de aluguel por temporada e as caixas d'água suportam bem.

Quando fui molhar minhas plantinhas, que também são gente, uma turista, fazendo sua caminhada, gritou para mim se eu não sabia que estava faltando água. Mandei ela tomar naquele lugar se achava que ia deixar minha plantas morrerem para turista se afogar no desperdício.

Portanto, quero dar meu apoio ao prefeito e desculpar-me por minha limitação de inteligência pública. A nuvem de gafanhotos, que assola a cidade nessa época do ano, precisa   alugar vários apartamentos e usar o limite da capacidade das caixas d'água dos edifícios e casas. Para alguns, é difícil entender esse raciocínio como fui lenta também. É preciso entender a cultura local que não faz a mínima questão de turismo de massas e não se importa nadinha para quem não tem praia e quer se esbaldar quinze dias por ano, não deixando pedra sobre pedra.

Eu ouvi de uma turista, passando na rua, que se existe paraíso, este é Guarapari. Pois que continue sendo. Os de outros estados que respeitem Roma e falem como os romanos.

Nenhum comentário: