quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Raça ruim

- Chefe Boran na minha casa

                               

Por circunstâncias alheias à minha vontade, fui obrigada a alugar minha casa de Guarapari. Ou alugava ou corria o risco dela ser invadida por gente incentivada pelos, hoje, petralhas. Eu aluguei com intermediário porque não tinha forças para trabalhar, educar meus filhos e tratar desse aluguel. Não tinha forças mentais, exercendo uma profissão onde o cérebro trabalha vinte e quatro horas. Os petistas estavam em uma época onde pregavam  invadir as casas fechadas em Guarapari. 

Quando voltei a tomar posse dela quase chorei. Mais um ano e ela estaria no chão. Depredada minuciosamente pelos inquilinos. Do telhado ao piso. Como boa mineira  restaurei tudo, pouco a pouco, pinçando peças aqui e acolá, desde presilhas de rede, puxador de portas e armários, rodapé, pisos, lustres, azulejos, porta toalhas, fiação, encanamentos, descargas, pias e torneiras, corre mão de escada, portão de garagem e quintal, bomba d'água, cisterna, etc e etc. Não sou, infelizmente, capixaba que quebra tudo e manda fazer uma colcha de retalhos. Talvez porque minha casa tenha tido arquiteto, esse tenha  sido o  meu marido e construída com o seu dinheiro. Assim, uma peça casa com a outra, dentro de um estilo e de um tempo, tenho a impressão que, se eu mudar a maçaneta perde o equilíbrio e terei de mudar tudo.

Esta semana, dez anos que moro aqui, descobrimos que o tanque entupido teve o encanamento quebrado para a água escoar pela parede e sair por baixo. Em vez de informar ao proprietário para resolver o problema o camarada preferiu um caminho de destruição e vingança por pagar por morar no imóvel. Criou, no que em direito se chama, vício redibitório.
Eu sabia que essa casa não é para gentalha habitar. Levei cinco anos arrumando tudo, destruído com o rigor da maldade, para confirmar a minha convicção que,  somos chamados de subdesenvolvidos e terceiro mundistas  por causa dessa gente sem futuro e sem raça.


2 comentários:

Nanda disse...

Minha mãe também teve muitos problemas com inquilinos. Cada um, ao ir embora, deixava um rastro de destruição.
Triste, isso. Nesse país falta de tudo, começando pela educação básica. Beijos.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Meus pais têm 3 apartamentos alugados, mas estão todos ótimos... Acho eu.. Rs... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net ps: parabéns pelo filho!