sexta-feira, 15 de abril de 2016

Mutilação de obras cinematográficas

Novela Sila, da Band
                                                          

A literatura manifesta-se em várias modalidades. A filmagem de cenas teatralizadas rendeu-se ao cinema e à televisão. Hoje, o teatro é, basicamente, reduto para treinamento de atores ou deleite de aficionados.
Meu marido não ia a teatro nem com ameaças. Quando eu o convidava ele dizia: - Isso não tem nem resposta... Mas conseguia patrocínio com os conhecidos empresários para bancar teatro amador. É que eu  ia a algumas encenações locais, em Vitória/ES, porque Vera Viana, uma autora de peças de teatro, era minha amiga. Eu gostava de suas peças, também dirigidas por ela, geralmente voltadas para o social. Acabei conhecendo os atores, todos amadores. Tenho saudades.

Não vejo novelas. Gosto de representações sem nenhum histrionismo, bem simples, onde um esgar é um texto. Sem influência de Stanislavski ou qualquer outro método que manda o ator contorcer-se em cena. Gosto de tomadas de cena em ângulo fechado, com câmeras posicionadas como se fosse o olho do telespectador. Nada muito limpo como se tivesse passado água sanitária.

Mas outra coisa vem me chamando a atenção. A montagem, a finalização de um filme ou novela. Depois de filmadas as cenas, estas são postas em ordens certas, para contar a história, passar a mensagem do texto, fazer crível a história. Pelos letreiros é uma equipe imensa.

Como resolvi ver a novela turca Sila, na Band, passei a estudar a forma deles fazerem novela. Para eu entender porque gosto dela. Não é, apenas, porque o ator é um macho alfa mas porque é primorosa nas tomadas de cenas, na montagem, na direção enxuta, na falta de caras e bocas dos atores, nos cenários diferentes de um local árido, sem verde, tão diferente de onde vivo, na historinha água com açúcar tipo MDelly, Max du Veuzit ou Concordia Merrel que sempre gostei.

Entretanto, as cenas estão sendo cortadas, mutiladas como dizem as espectadoras de  países da América Latina, em debates sobre, e, por onde a novela também é exibida. Como assim, cenas cortadas? Sem autorização dos autores? Uma nova história é contada ao bel prazer de algum bestunto? Tem autorização? Como são feitos os contratos para ceder a transmissão da novela? 

Quanto mais se vive, mais se aprende. A mentalidade dessa gente, para cortar cenas de uma obra cinematográfica a ponto de mutilar um trabalho difícil de uma equipe, é semelhante aos bestuntos que colocaram tanga nas pinturas de Miguelângelo ou esculturas de Aleijadinho. Ou rasgar páginas de um livro porque o inculto considera supérfluas. Ainda, cortar cenas porque a ditadura moral ou política não aprovam. Quiçá, porque precisam passar em tempo determinado no pagamento dos anúncios.

Para aceitar o fato, convenci-me que, desde que não cortem cena alguma com MAA, que  eu tenha paciência. Valeu a pena.

Ninguém respeita mais ninguém.



Um comentário:

Nazaré Freitas disse...

Realmente, esse cortar de cenas é terrível. Ainda bem que MAA (the wolf) foi poupado.