segunda-feira, 2 de maio de 2016

Bebedouro no limoeiro do quintal

                                                                        
Meu vizinho fazia academia no mesmo horário que o meu. Anda sumido. Talvez esteja em sua fazenda no interior de São Paulo. Se fosse capixaba nunca teria conversado comigo pois não existe pessoa mais fechada do que os naturais do ES. Roberto Carlos é o mais proeminente e perfeito representante desse lugar. Quando falam que ele é arrogante porque  não libera publicação de sua biografia, respondo que só fala isso quem não conhece os costumes daqui. Ainda mais de Cachoeiro que se nomeiam a capital do mundo. São fechados, fechados, fechados, fechados. Já fiz teste em fila de banco: Se você puxar conversa e responderem com um grunhido é capixaba ( eu pergunto) mas se entabular conversa é de fora.

Pois bem, meu vizinho, quando estávamos fazendo esteira, deu a sugestão de eu colocar um bebedouro para os saguis. O calor intenso pressupunha muita sede nesses macaquinhos. Ainda mais que as piscinas foram cobertas por conta do  aedes aegypti. 

Aceitei a sugestão, cortei uma garrafa pet, na horizontal, amarrei no limoeiro e, a partir daí, troco a água toda manhã. Algumas vezes troco no começo da tarde porque o nível desce ou fica suja.
É que os saguis são os que menos tomam água. Os pequeninos talvez. Mas o número de pássaros tomando água e banho é grande. O dia todo. Até formiga toma água, borboleta. O gambá ou gambás, não sei, tomam banho à noite porque a água fica empoeirada. Apareceram outras espécies, um verdinho do tamanho de um garrincha, um branco e preto de perna fina. Marcus comentou que , ao virar e entrar  na rua,   é um impacto, pela quantidade de pássaros na grama, nas árvores, no mato, em volta da casa. A cantoria é grande e eu gravei mas não consegui passar do celular para cá. Vou pedir Maurício para me ajudar.

Eu, ainda comprei dois ninhos de madeira e estão na comunheira da varanda do segundo andar. Também amarrei a casinha de barro porque notei que não estavam fazendo ninho, não criam no mesmo ninho duas vezes e pensei em tapear-los, fingindo que era casinha nova e deu certo, tem ninho nela.


Meu vizinho me disse que passa por aqui. Então estou dando notícias que a sua sugestão deu certo, cem por cento.
                                     
                                      

Um comentário:

Nanda disse...

Que bacana, Magui. Um pequeno grande gesto. Algo tão simples e que ajuda tantos bichinhos. Abraços. :-)