segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Os verdadeiros donos do Brasil

                       
Eu não sei quem passa por aqui e lê meus textos. Portanto, escrevo como se fosse para mim mesma e para deixar registrado um ponto de vista. Não sou radical na política mas reservo-me o direito de escrever com o direito à liberdade de pensamento. Pobre de quem mede seu saber pela régua alheia. Tem opinião porque alguém explicou alguma coisa. É preciso ler opiniões diversas para chegar à sua própria. Principalmente em um momento histórico por que passa o país.

Quando leio o que acontece  debaixo dos panos da Operação Lavajato me dá engulhos. E, não é figura de retórica. Por trás disso tudo, da roubalheira inimaginável havida na parceria entre políticos poderosos e empreiteiros de obras públicas  está muito longe do que o povo miserável desse país pode alcançar. Todos nós.
Mas o jogo de poder entre as partes não fica atrás. Há um embate de vaidades e manipulação, perigosas em manter a estabilidade, entre os poderes da república e a necessidade de querer ser o autor dos atos previstos em lei e dentro da obrigação funcional. Cumprir a obrigação pelo qual é remunerado não pode e nem deve ser considerado mais do que sua obrigação. Não existe prêmio por exercer sua função com honra e de acordo com a lei. Não faz heróis. Buscar incensos porque trabalha no que é sua função é o fim da picada. É emparelhar-se, embora em vértices opostos.

Só quem trabalha com a lei sabe o  abuso de  prerrogativas contra um povo sedento de justiça e de desenvolvimento. A coisa chega a tal ponto que um cidadão tem medo de manifestar seu pensamento e alguma potestade ofender-se, e, um dia, cair nas suas garras. Espinhas vergadas ante arrogâncias sem limites é de dar medo nas piores ditaduras. A democracia está em jogo. Atitudes autoritárias minam o entendimento e disfarçam filosofias inaceitáveis.

O Brasil é subdesenvolvido não porque seu povo está longe da vida imposta pelo capitalismo, cheio de lantejoulas e miçangas mas porque suas autoridades intocáveis cospem na cara da nação , unidas, acima do bem e do mal. O corporativismo é uma doença que mina os alicerces de uma nação porque sutis e difíceis de perceber. 


Vou parar por aqui porque até ministro da suprema corte foi denunciado porque ousou fazer críticas a essas gentes. Pobre país de semi analfabetos porque quem tem um olho é rei. E, eles o tem. Portanto, eles são.

Desqualificar é fácil? KLIKA 

Para esse? Inércia...

Um comentário:

Carlos Medeiros disse...

Acho que está havendo um excesso de poder, e muito poder nas mãos de alguém nunca é bom. Dá medo falar, eles tem o poder e os recursos para reprimir alguém. Parece que o Brasil sempre acaba fugindo um pouco da verdadeira democracia, por mais que se diz que é democrático, embora não podemos comparar, ainda, com a ditadura. Ainda.