domingo, 23 de abril de 2017

Maria vai com as outras

- Brasil brasileiro na minha casa
                           
Sabe qual a diferença fundamental de um país desenvolvido para um meia boca ? O cidadão de um nação desenvolvida não espera que o estado lhe dê tudo nas mãos. Não diz que seu país é um paiseco. Procura pesquisar sobre um assunto institucional antes de ofender o povo como um todo. Assume os regionalismos e suas deficiências espertas.

Quanto a fase pela qual o Brasil atravessa, o que podemos dizer é que, como país em desenvolvimento, está cinquenta anos atrás dos outros. Mas todos já passaram pelo perigo de ter o crime organizado na sua cola. Muitos pensam que crime organizado é o traficante de armas, drogas, mulheres e crianças. Mas os vendilhões da pátria não ficam atrás. A lei contra os crimes de colarinho branco tem pouco mais de dez anos e a partir dela foi possível pegar os Odebretcht e sua curriola. Inclusive a lei de delação premiada.

Poucos tem a oportunidade de ver a história acontecendo. Muitos em vez de assistir com atenção, fazem como em partidas de futebol, onde ficam de frente para a torcida e não acompanham o jogo. Depois, vão ver os programas de comentários da partida e não tem sua própria ideia. Alguns brigam antes, durante e depois do jogo como inimigos e, alguns, perdem a vida. 

Quando a Taça Jules Rimet foi roubada na Copa de 66 na Inglaterra, ninguém ficou sabendo que era o crime organizado daquele país. A taça foi colocada em um jardim e um cachorro a encontrou. Ponto. Aí está a diferença.


Nenhum comentário: