quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A luz no fim do túnel

- Só observando ...
                                   
Para quem morre cedo perde a oportunidade de observar, senão viver, o envelhecimento de uma pessoa.
Eu estou envelhecendo. Estou negando, tentando olhar para mim mesma e não ver que , cada dia mais, pareço com mamãe. Eu vi uma foto dela quando tinha seis anos e a minha, na mesma idade, é capaz de ser confundida.

O envelhecimento começa a ser percebido quando alguém lhe chama de senhora. Eu tinha trinta anos quando isso ocorreu pela primeira vez. Posso admitir que foi porque apresentei-me como advogada, não sei. Mas é um choque.
Outro sintoma é quando você  vai dar lugar a uma pessoa mais velha e percebe que é da sua idade.
Caramba, e quando se chama alguém na rua, na fila do banco de senhora ou senhor e percebe que é mais novo!
Mas o terrível é, de repente uma pessoa da sua idade, com ares de jovenzinho, dizer que você é velha. Isso ocorreu comigo há tempos, um dono de uma  casa de computadores, mais velho do que eu, entre cinquenta e cinco/sessenta anos, estava aos beijos com uma mocinha, atrás do balcão. Quando pedi a cópia de uma conta de telefone, ele me pediu o meu CPF. Eu respondi que era somente a cópia e não precisava mostrar nenhuma documentação. Ele passou a me dar aulas sobre a necessidade de identificação para protegê-lo, sei lá do que. Pedi o documento de volta para tirar a cópia em outro lugar , agradeci, disse que não precisava dar aulas a seu vigário e fui saindo. Quase chegando na porta da loja e de costas, ouvi ele dizendo alto:
-Velha...
Virei-me, encarei-o e disse;
- Tomara que fique velho, com saude mental para não dar vexame por aí.
E fui embora.
Foi a primeira vez que alguém me chamou de velha. O trauma foi tão grande que nunca me esqueci. Passo na  frente na loja e evito olhar para dentro.

A caminho da morte não é fácil. O mundo nos diz a toda hora. Depois essa gente reclama de bobagens. Esperem, porque nunca termina.

Nenhum comentário: