quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Queda de árvores

- Depois da poda
                                                 
De vez em quando temos notícias de árvores caindo em carros, casas e até matando gente em via pública. Em São Paulo e Belo Horizonte onde a arborização é muito boa.
Outro dia eu vi na televisão uma dessas que caiu em SP e deu até na casa do outro lado da rua, arrebentando com o telhado. Um motorista escapou de boa porque caiu na frente do carro. Deve ter sido um susto e tanto.
Na frente da minha casa tem uma sibipiruna . Foi plantada por meu marido entre outras que já mandei arrancar. Fez quarenta anos. Por esses dias, tive que contratar um profissional para refazer o passeio e arrancar três raízes que atravessaram o quintal e vieram até a porta da área de serviço. Vieram ziguezagueando e formando desenhos. Um carpinteiro passou na rua, viu as raízes ainda jogadas, antes do caminhão levar os entulhos e levou para fazer sei lá o que. Estavam bonitas e grossas como troncos. Eu devia ter tirado fotos.

Quem faz a manutenção dessa árvore ou solicita a poda para  prefeitura, pagando taxa de poda            ( Coisa mais estapafúrdia) sou eu. Por isso, ela não passa de quatro metros, ou pouco mais, de altura e a copa não pode ultrapassar o muro da frente, chegando acima do telhado da casa. Meu medo é ela cair e levar com ela minha casa junto. Ou porque caiu em cima ou porque tombou e as raízes levantaram tudo como vejo em filmes de catástrofes. Com a última poda, troquei idéias com o sr. Joaquim, responsável da prefeitura e nos dois chegamos a conclusão que vai ser preciso me desapegar dela porque a poda definitiva não vai passar de, no máximo,  dez anos. Plantar perto uma muda de pau-brasil vai ser uma boa para estar em tamanho bom quando sacrificar a sibipiruna.

Então, fico pensando os motivos de um morador deixar uma árvore, em frente da sua casa, sem manutenção alguma na poda, na conservação, na erradicação de cupins. Acabar com os cupins é só jogar remédio vendido até em supermercado. Como pode ficar tranquilo quando uma árvore fica imensa, com cinquenta metros de altura e pode cair na rua, em cima da sua casa. Pelo que noto, essas árvores que caem, matando e arrebentando tudo sem manutenção alguma. E a prefeitura não tem olhos pela cidade toda. São os cidadãos que fiscalizam e levam o conhecimento do órgão público a necessidade de um corte para evitar o perigo.

Na próxima encarnação quero voltar como ameba.

Quer ler a que me referi?  KLIKA

Nenhum comentário: