sábado, 17 de novembro de 2018

Filas do INSS

- Só gordo...
                         
Os conhecimentos passados nas salas de aula não podem fugir da praticidade. Uma matéria precisa ser correlata para as aplicações no cotidiano da população.  Dar princípios apenas na teoria corre o risco de ser perdido no cérebro do indivíduo.

Um exemplo simples e simplório é a matéria de Ciências. Se bem dada pode fazer surgir diversas vocações e, no mínimo, conhecimento de seu próprio corpo.

Eu tenho convicção absoluta que as filas do INSS são consequência da ignorância de muita gente. Ao sentir sintomas que não sabe interpretar a pessoa corre para o médico. E, estão certas  porque pode ser alguma coisa grave. Mas outras, muitas outras,  pode ser uma bobagem, reconhecida facilmente.

Uma vizinha, caseira de poucos conhecimentos, embora tenha irmão vereador no seu município de origem, tinha muita dor lombar. Vivia no INSS, chegou a ir a Vitória para fazer exames complicados, inexistentes por aqui. 
Um dia reclamou comigo que não aguentava mais. Eu disse a ela que a dor era chamada de lombalgia, consequência da má postura ao tratar das plantas e fazer limpeza na mansão do patrão. Que se ela não mudasse a forma de se abaixar, movimentar o corpo não haveria solução. Que ela estava empatando médicos e exames caríssimos do INSS em vez de prestar atenção nela mesma.
Então, ela com a maior simplicidade do mundo, disse que tudo era de graça, que ela não pagava nada. E arregalou o olho quando eu disse que nada era de graça, que tudo era pago pelos impostos , pelo dinheiro público e que o INSS tinha um déficit imenso, correndo o risco de acabar. Não conseguia ver, até então, que nada é de graça, que alguém está sendo pago. Sequer,  que os exames são terceirizados e algum empresário está ficando rico com exames que o médico sabe desnecessários.
 Mostrei pra ela como devia mudar o comportamento  quando  jardinasse  ( e as plantas são muitas na casa dela), como abaixar-se  corretamente para pegar peso ou algo. Guardar as receitas dos médicos para usar o anti inflamatório e o spray se aparecesse de novo.
Consequência ? Nunca mais ela teve nada. Ficou admirada do médico não passar para ela a necessidade de mudar de atitude. Apenas, um deles havia dito que era má postura e ela nem sabia o que era isso.

Não estou generalizando  mas conjecturando. Um pouco de conhecimento pode aliviar a vida mesmo que de forma simplista. E as filas do INSS poderiam ficar menores.

Que nenhum médico me corte a cabeça!!!!

Nenhum comentário: