sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O olho do cidadão

                                              


                           

Quando vejo árvores,  caindo em cima de carros, matando pessoas, não consigo entender a indiferença dos moradores com a sua cidade.

Na frente da minha casa  tem uma sibipiruna plantada por meu marido para fazer sombra na casa ante o Sol da tarde. Principalmente no verão e se não a tivesse estaríamos literalmente fritos. O Sol está inclemente, parece uma fritadeira.

Para fazer o controle do tamanho da árvore, somos nós que podamos durante as décadas de sua existência. Quando perdemos o controle, vou a Prefeitura, pago uma taxa, descrevo o que precisa ser feito, eles mandam uma pessoa fazer um laudo e depois cortam.

Por estes dias, chamei um pedreiro para refazer o passeio, levantado pelas raízes e encontramos uma do tamanho de um tronco de árvore de dez anos, que veio em zig-zag até a porta da área de serviço. Um marceneiro passava na hora e pediu para levar a raiz, que mais aparecia um tronco, para aproveitar em algum arte.

Eu faço vistoria para verificar se tem cupins no tronco, formigueiros, jogo remédio. Os passarinhos não gostam muito pelas podas radicais que a prefeitura faz. Já pensou, você sair para as tarefas do dia e quando volta sua casa sumiu? Por isso, fazemos o controle de podar um galho aqui, outro ali até não ficar grande demais.

Um exemplo são essas duas podas que publico hoje.
Sr. Joaquim, um Rei Zulu, chefe do setor na prefeitura disse que talvez seja preciso cortá-la, definitivamente, daqui uns  dez anos. Mas nem sei se estarei viva.

#podadearvore

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Aqui no meu prédio, a Prefeitura cortou todas as árvores que circundava o edifício. Ficou estranho, mas é para a segurança. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br