quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inflação de novo, não !

                     
As notícias dão conta que a inflação teria voltado.Um pouco é pavor de que volte àquele tempo medonho quando o dinheiro não valia nada e vivíamos correndo atrás dele.

O pior é a subida dos preços dos combustíveis.Um litro de gasolina está R 3,15 e o álcool a R 2,75. É o termômetro da inflação pois , subindo o preço do combustível não há como não repassar para o consumo.

Como todo brasileiro também não compreendo o porque dos altos preços da gasolina. Mesmo com a queda do preço do barril para menos de $100 dólares no mercado internacional. Os especialistas dizem que no mes de maio haverá queda de preços mas, eu ainda não vi o reflexo nas bombas.Aliás, nunca vi cair preço de gasolina.

Aguardemos a safra de etanol, saindo para as bombas a preço menor. De qualquer forma, já tenho pesadelos ao pensar na volta daquela famigerada inflação dos anos oitenta.Ela enlouqueceu ou matou muita gente. Espalhou infelicidade e sofrimento.Isso não!

9 comentários:

Lucimere disse...

Já voltou e faz um tempinho.

Beth disse...

É uma volta disfarçada, um 'faz de conta que não está acontecendo', mas a gente vê o tempo todo, tudo está aumentando rapidamente, tenho levado cada susto!
Sobre o post de 4/05, as pessoas estão tão estressadas, tão intolerantes, tudo é motivo para um desvairio, para ofensas, para pancadaria e, até mesmo, como se tem visto, coias bem piores. Eu, que sou atacadinha, tenho procurado me manter mais light, pois andava também criando caso demais, do tipo 'não levo desaforo' e isso, além de não ser nada bonitinho, pode dar em muita coisa ruim. Beijos

Jota Effe Esse disse...

A gasolina e o consumismo estão entre os maiores geradors de inflação. Aperta o cinto que os preços baixam. Meu beijo.

Fábio Mayer disse...

Explicação simples para o preço dos combustíveis:

a) Impostos. SObre os combustiveis incide algo em torno de 80% só de impostos. E há estados que calculam o ICMS sobre um preço superior ao da bomba;

b) Monopólio estatal: A petrobrás é praticamente a única fornecedora de gasolina e diesel, e a maior fornecedora de álcool anidro que adquire antes de usinas;

c) Cartel: Em quase todas as cidades brasileiras não há concorrência na venda a varejo, os preços variam pouquissimo caracterizando cartel e os postos que não entram no esquema, são comprados pelos que estão nele;

d) Dificuldade de importação. A burocracia é tão grande, as taxas são tão altas, os portos são tão ruins e mal equipados, a infra-estrutura de transporte é tão precária (não há oleodutos e as vezes nem terminais suficientes de armazenamento), que importar combustiveis torna-se tarefa que só a Petrobrás consegue empreender.

DO disse...

Ontem vi uma entrevista do Pedro Bial na Marilia Gabriela,e ele falou que a Dilma tem que ter a coragem de corrigir as irresponsabilidades do Lula neste campo.Segundo ele,o inchaço da maquina pública foi a principal causa do desequilíbrio nas contas do governo. E,pra variar,é o povo quem vai pagar a conta. Bjo

Carlos Medeiros disse...

Inflação voltar não presta mesmo. Já os mal educados de Vila Velha, infelizmente, quanto mais avançamos em tecnologia, mais o ser humano mostra o seu lado selvagem, bárbaro, troglodita. Hoje, uma boa parte não respeita ninguém, e acham isso certo. Inclusive, pais de muitos adolescentes.

Miguel disse...

A inflação de fato está escancarando sua bocarra querendo nos engolir, falo "nos engolir" porque se a mardita voltar nós o povão é que pagaremos. Mas o conceituadíssimo ministro Mântega em entrevista bem sorridente, já antecipou que os vilões foram os combustíveis e que proximamente com a entrada da safra do etanol os preços reduzirão, espero que sim, senão andarei de patinete. Beijo minha cara, até outras.

Maria Inês disse...

"Vá-te retro Satanás".É o pesadelo que chega sorrateiro e devagar. Há um bom tempo que isto está acontecendo . Infelizmente. O pior é que o povo está ensandecido , comprando compulsivamente. Onde isto vai chegar?

Valérie Roberto disse...

Magui querida, nem sabia que estavam falando mal de vc, se eu soubesse tinha te defendido.!!

Mas que bom que vc me achou!

Um beijão!!