quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Derruba tudo...

Esta está de pé

                               
Vão demolir as cavalariças da época do império, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, para fazer estacionamento, visando a Copa do Mundo 2014.

Estas instalações não pertencem apenas aos cariocas mas à história do Brasil. Quero juntar-me aos protestos da população contra a demolição.

O superintendente do Iphan disse que o local não é relevante o bastante para não ser demolido.

Este fato lembra- me de outro em Vitória-ES, no final dos anos 1970. Havia uma casa do tempo  de Vasco Fernandes Coutinho, primeiro donatário do Espírito Santo.Vitória tem a parte alta, onde os primeiros moradores se instalaram como defesa de ataques dos índios Goitacazes e dos estrangeiros. Inclusive franceses e  holandeses foram repelidos dali. São pequenas casas feitas com ossos e óleo de baleia, misturados à terra no sistema pau-a-pique. Ainda restam algumas , modernizadas por dentro mas com fachada preservada.Destaca-se a igrejinha  transformada em museu.

Uma delas, muito mal tratada, foi comprada nos anos 1970,por um arquiteto mineiro que fez  restauração caprichada e trabalhosa.
Então, o presidente do Tribunal de Justiça, promoveu  desapropriação da casinha , junto com outro terreno vizinho para construir novo Forum. Fizemos uma manifestação contra a demolição da casa, mantivemos plantão dias e noites. Em uma noite de muita chuva, tivemos que sair do local e a autoridade do judiciário capixaba, aproveitou nossa ausência e mandou passar o trator. Na manhã seguinte só restavam escombros.  Quando um reporter perguntou porque tinha feito aquilo e não mandado tombar, ele respondeu:

- A casa estava naturalmente tombada ...

No local mandou construir um prédio horrendo, de granito preto para sediar o Forum civil.Parece um mausoléu, o que é afinal   para  a justiça distante do povo e seus anseios. Passei muita raiva naquele edifício mal assombrado.

Sobre a demolição das cavalariças reais : klika

Sobre Vitória- ES: Klika

6 comentários:

Maria Eugênia disse...

O IPHAN é uma instituição "perdida", sem força política, sem técnicos capacitados desempenhando suas funções, e se fosse uma empresa privda a falência já teria sido decretada. O processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro começou em 1937 de forma brilhante, com os modernistas ao criarem o então SPHAN. Contudo, hoje, no ano de 2011 é possível ser observado em todo território nacional arbitrariedades e decisões grotesca no que se refere a nossa cultural. Acredito porém que isto é reflexo de nossa sociedade como um todo, pois a valorização e conscientização da importância do nosso patrimônio, para o desenvolvimento da nação é um processo lento, fruto da educação dos cidadãos.

DO disse...

Foi-se,infelizmente,a época que eu me admirava com as barbaridades que fazem quem tem o puder,MAGUI.
Estes novos tempos são muito ruins.
bjo

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? É lamentável que isso ocorra.. A história do nosso país deve ser preservada.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Engraçadinha disse...

Menina, eu não sabia! =O

Fábio Mayer disse...

Novidade nenhuma, Magui.

Ante os colossais interesses excusos que envolvem a Copa 2014, não resiste nada, nem patrimônio histórico, nem moral, nem bons costumes.

O Maracanã também é tombado pelo patrimônio histórico, nem, por isso, foi completamente desfigurado, ficou sem a cobertura e sem a estrutura de arquibancadas, tudo é novo nele, não sobrou nada da estrutura histórica interna.

E o caso das cavalariças é sintomático. O povão, as massas, não sabem o que significam, não conseguem visualizar seu valor histórico, aliás, as massas nem sabem que o Brasil um dia foi uma monarquia, para elas, tratam-se de prédio velhos e só, que podem ser substituídos por mausoléus funerários de granito preto e janelas reflexivas, como se faz no país inteiro de modo impune.

É processo que atinge o Brasil inteiro. O povo são conhece sua história por isso não à cultua nem protege, e no primeiro interesse mesquinho que apareça, a história é esquecida...

Lucas disse...

Falta de planejamento dos nossos políticos! O cúmulo do desrespeito!
Lucas - www.cascudeando.zp.net