terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Polícia federal, o filme

Aqui tem a sinopse: KLIKA
                       
Assisti o filme Polícia Federal, A justiça é para todos.
O filme é bom e, no final, aparecem seus financiadores, coisa que foi feito suspense na época do lançamento.

É um filme moderno, sem a miséria que os cineastas brasileiros adoram mostrar. Como se o Brasil fosse a favela onde eles moram. Não sei o motivo mas uma coisa que me faz deixar de ver um filme brasileiro, são as casas horrorosas ou apartamentos sujos, pequenos e desmazelados, assim como os atores, gente fumando como chaminés, para não falar nos palavrões aos montes e drogas sem noção.
Eu tento ver o filme nacional, verdade. Mas com dez minutos caio fora. Não dá. Quando não são pretensiosos, com muito papo cabeça dos anos sessenta, setenta.

Mas esse filme vale a pena ver. Tem muita informação e o ritmo é rápido mas é até pretexto para ver mais de uma vez. A fotografia é acima da média, iluminação no ponto e direção interessante.
Os atores são manjados da televisão mas conseguem entrar na interpretação do cinema. 
Só achei as salas muito apertadas e não sei se foi de propósito para dar impressão de pressão e exigência curta.

Mas uma coisa que me chamou a atenção e lá fora pode intrigar os mais atentos é o delegado tomando chope na tulipa, coisa bem típica nacional. Tenho horror dos costumes estrangeiros de mamar garrafa de bebida e, ultimamente, até wisky Chivas. Freud explica!!!! O dia em que o brasileiro aderir essa moda ridícula e deselegante vai ser um tiro fatal na brasilidade com seus copos cachoeirinha e cerveja no isopor para ficar gelada. Gostei mesmo, ainda mais que a cena, o local, a direção estão ótimos no plano da câmera um pouco abaixo da linha reta do balcão  do bar.

Quando acaba o filme, quase fui a favor da autonomia da  Polícia Federal. Uia!
Caramba! O filme é bom mesmo...

Um comentário:

Nanda disse...

Oi, Magui. Passando pra desejar um Feliz Natal pra você e sua família. Sei que ando sumida e em dívida; mas não esqueci dos amigos da caverna. Beijos e Feliz 2018!!!