quarta-feira, 6 de julho de 2011

Observador de pássaros

Uma forma de ganhar dinheiro com turistas  no Brasil poderia ser incrementando a Admiração de pássaros ou Observação de pássaros.O Brasil é um país com farto manancial, quase inesgotável.  Com a proibição da caça, parece que cada vez aumentam mais. Já se foi o tempo em que os meninos tinha um bodoque na cintura, com saídas para caçar passarinho.

Ao lado da minha casa tem uma mansão construída em quatro lotes.Ela poderia ser aproveitada para uma espécie de estalagem pois tem uma área gramada, boa para estender esprequiçadeiras. Está à venda mas como é muito grande , não aparece quem queira comprar. Recostado ou colocado em pontos estratégicos, o turista se fartaria de ver pássaros em várias espécies e diversos feitos. Ouvir seus  variadíssimos sons. Com binóculo ou a olho nu.
Alguns eu não sei o nome e, entre os que eu posso nomear, temos:
sabiá laranjeira,
bem-te-vi,
joão-de-barro,
garrincha,
caguinho,
pássaro-preto,
anu,
gavião,
sanhaço cinzento,
beija-flor de tamanho grande e pequeno e de vários tipos,
pica-pau,
tiziu,
periquito-rei,

arara maracanã
coruja buraqueira,
coleiro,
suiriri rolinha,
batuíra,
pardal,
tico-tico do campo,
trinca-ferro,
andorinha passageira,
urubu.

Isto tudo na faina da caça aos insetos, às frutas, às sementes, a luta por espaço,para garantir o terreno, construindo ninhos.Postados nos galhos das árvores, no chão, na grama, nos telhados, nos fios, tomando água nas calhas, nas poças. Os cantos começam bem cedo e vão até o por do Sol, num vai e vem infinito.

Eu comprei  um binóculo para fazer  minhas observações. Acho que será melhor mudar de lugar conforme voam ,pousam ou constroem seus ninhos. Eu quis evoluir  do olho nu para um binóculo. Estou pensando no próximo passo.

6 comentários:

Vi e falei disse...

Sonho do meu pai. Ele ama tudo sobre pássaros.

Nanda disse...

bela idéia. Nunca tinha pensado nisso. Beijos, Magui!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? No meu prédio tem um jardim.. Quando era criança, tinha muitas aves.. Até um joão de barro.. Hoje não vejo mais isso por aqui... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

J.F. disse...

Magui, uma das coisas mais lindas que existem é o observar a natureza. Aqui no sítio também tenho esse prazer. Tanto com aves quanto com outros animais. Você tem razão. Com a diminuição do malfadado costume da caça e, ao menos na minha região, uma efetiva fiscalização para a preservação do pouco de mata ainda existente, esses seres estão aumentando. Na minha região, inclusive, entre outros, além das aves, um sensível aumento nas populações de suçuaranas (onça parda), lobo guará, preguiças, etc. Você já comprou o binóculo. Pois vou vazer uma sugestão: compre uma boa câmera fotográfica, com bastante zoom. Você fará fotos incríveis.

Magui, essa história de reporteres denegrindo é interessante. Mandaram bala no aeroporto de Vitória? E será que eles não têm olhos para o que acontece nos aeroportos de São Paulo? O aeroporto internacional de Viracopos (Campinas), que faz parte dos planos para a Copa do Mundo, inclusive com a instalação do trem-bala que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro (duvido que fique pronto a tempo!) é de uma precariedade impressionante: insuficiência de banheiros, poucas e caríssimas lanchonetes, acomodações acanhadas para as pessoas que dele se servem, etc. É a tal história: o pavão vangloria-se de sua plumagem, mas não olha para os próprios e decepcionantes pés.

Abração.

Fábio Mayer disse...

EU faço isso...comprei duas câmeras fotográficas, com zoom alto apenas para observar e fotografar pássaros...

Unknown disse...

Sériooo? Tudo isso no terreno perto da tua casa? Caracaaa...