domingo, 29 de janeiro de 2012

Crime organizado em Guarapari / ES

Quem acompanha meu blogue, deve lembrar-se de quando relatei, talvez há quatro anos, quando três homens com farda semelhante à da PM / ES vieram propor que eu pagasse cem reais por mês para eles fazerem a segurança da rua. Eu recusei, dizendo que já tinha alarme monitorado e poderia chamar a PM se fosse necessário.Um deles, em tom de ameaça, disse que jamais a PM me atenderia e que eu acabaria, vendendo minha casa.Deu-me as costas e foi embora sem identificar-se.Todos da rua fizeram a mesma recusa.

A partir daí,houve infestação de ladrões, drogados e prostitutas na nossa rua. O rapaz da esquina mudou-se porque, sem que ele soubesse de onde veio, caiu  um festival de calúnias contra ele. Meu telhado e o da vizinha pareciam o calçadão de tanto vagabundo, andando neles. Minha casa é um bunquer e não entra ladrão mas na vizinha entraram três vezes e  na casa do italiano duas.Roubaram duas antenas parabólicas da minha casa. Invadiram um prédio. Nuvens de pessoas esquistas, à pé ou de bicicleta, andavam prá lá e prá cá o dia todo, esperando uma distração para entrarem em nossas casas, passadas a chave no último furo.Não podíamos sequer conversar no portão. Era entrar e sair, rapidamente.

Tudo começou quando uma vizinha, lá da ponta, resolveu dispensar caseiros e colocar alarme monitorado.Justamente com este pessoal. Foi a ocasião em que eles vieram fazer a proposta criminosa.

 
Com o tempo,fui, com os vizinhos, a dois  delegados sucessivos e ambos inoperantes. Um deles, disse-me, na frente do grupo, para eu vender minha casa. Fomos três vezes ao comandante da PM , ao MP. Nada. Pegamos as placas dos veículos caquentos que paravam de madrugada na rua. Com certeza eram os vagabundos que nos roubavam,  e deixei, de forma anônima,inclusive com os prospectos do DETRAN, endereçado ao delegado.  Alguns casos contei, aqui no blogue. A PM não nos atendia a não ser no verão porque o grupo era de Vitória, sem lastro com estes criminosos. O alarme da corja, disparava de madrugada, infernizando nossa vida.A casa é fechada pois sua dona mora em Vitória, sendo usada para  veraneio.

Depois de tanta luta e tanto tempo, matutei,sondei, investiguei , descobri a trama e mudei minha  estratégia. Resolvi conversar com a dona da casa do alarme maldito, arrumar um discurso para ela cancelar o serviço e aderir ao nosso. Preparei todos da rua para falarem mal do serviço com ela , dizer que ninguém aparecia quando soava. Exagerar no incômodo. Passamos , todos, a telefonar de madrugada para o rapaz que , eventualmente, passa na casa e tem a chave, para ele vir desligar o maldito alarme.Pedi a ele para não amenizar a questão. Resumindo: Deu certo, o alarme foi cancelado e passado para o que nos presta serviço.

Como num passe de mágica, os ladrões sumiram, escafederam-se.As duas prostitutas que fincaram escritório na rua, desapareceram.

Minha raiva é tamanha, por constatar que travei uma luta com estes camaradas, que chego a salivar pelo canto da boca, e meu coração se apertar, tamanha a adrenalina. Descobri que o dono do serviço do alarme é ex comandante, reformado, e que os soldadinhos da PM  fazem bico enquanto estão de serviço. Isto é, recebem duas vezes pelo mesmo serviço.

Meu ódio é maior quando não posso fazer nada pois não tenho provas concretas.

Agora é controlar minha adrenalina e esperar o próximo capítulo pois , dificilmente , vou deixar passar batido.Estou como a onça, de tocaia atrás da pedra, pronta para o bote.Quem sabe, fazer denúncia anônima,para a Polícia Federal que deu a eles licença para andarem armados pois são ex policiais .Ou escrever uma carta para Brasília pois se não for quadrilha e crime organizado, que nome tem ?

3 comentários:

Lulu on the sky disse...

Magui, você viveu apenas uma amostra do que ex-policiais podem fazer. Agora te pergunto: Imagina o drama de quem vive em favelas e convivem diretamente com esses caras? Dá medo.
Big beijos

Beth disse...

Lamentável, Magui. Um dos retratos horrorosos do nosso país, isso acontece em todo canto.
Como disse sua amiga Lulu on the sky, imagine quem está mais à mercê ainda desses vagabundos, pois vive em comunidades onde eles mandam e desmandam?
Espero que haja um desenrolar justo, honesto, eficiente para essa história.
Sobre o seu comentário lá no blog, comecei a rir depois de ler. Carioca só vive de férias? kkkk
Mas eu entendi o que você quis dizer, foi um elogio, inclusive...
A gente rala muito, mas como a cidade é realmente muito especial, coisas simples como o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, conforme o local onde fica cada um deles, é realmente um passeio e a gente quase pensa que está de férias. Mas estando mesmo é que é bom…rs
Eu tenho só um filho meu, do meu primeiro casamento. O Alexandre tem 28 anos, é publicitário, formou-se em 2006 e mora/trabalha em São Paulo. É meu maior amor, minha paixão, meu tudão, morro de orgulho e alegria com ele.
A Thamiriz, a quem chamo carinhosamente de filhotinha, é minha enteada, filha do primeiro casamento do meu marido. Quando começamos a namorar ela tinha só 5 aninhos, e como nos demos bem desde o primeiro contato, nos tornamos muito amigas desde sempre, cada vez mais. Eu gosto dela como se fosse minha filha mesmo, é filha do coração e ela me tem também em grande conta, com extremo carinho, é amigaça. Muita gente, ao nos ver juntas, diz que até parecemos. Aliás, a mãe dela diz que ela se parece, no geral, mais comigo do que com ela. Acho que essa maternidade só não foi ‘de útero’ por algum outro motivo que só Deus sabe, pois temos TUDO para sermos mãe e filha mesmo, sabe? Ela também é 10, é universitária (este ano, terceiro ano de Física Médica), garota bacana pra chuchu.
Beijos querida.

DO disse...

Fiquei estarrecido,Magui. Fico me perguntando o que aconteceria se vc não fosse tão esperta e voluntariosa.
Meu DEUS!!