terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aves de arribação

Os  migrantes estão voltando. Quando o Brasil estava mal , eles bandearam-se para as estranjas, buscando conforto imediato. Nem lá nem cá construíram o social, construção da cidadania. De longe, arrotaram na cara dos brasileiros na certeza de serem pessoas  melhores porque mudaram-se para o diabo que os carregassem.  De lá ou de cá só tiram; pessoal e agora: - Eu quero o meu.

Na volta, se foram para lugares mais civilizados, deviam voltar melhores do que nós, pobres sulamericanos de merda.Na vizinhança, o cara  voltou para a casa da mãe com mulher e filhos, havidos lá fora mas sem um puto no bolso.Continua do mesmo jeito que foi e com contrapeso que sua natureza imediatista não pode esperar.

- Estou vindo de Londres, disse ele, enquanto o filho colocava o lixo fora de hora e mal embalado.Custou a entender quando me mostrei mais interessada em explicar que o lixo devia ser embalado corretamente, colocado no lugar certo e à tardinha.

Este fim de semana apareceu outra novidade de gente que nada planta mas está sempre pronta para colher o  que outros plantaram. Um emergente, retornado, conhecido de outro fofoqueiro, resolveu  jogar fora suas tralhas,  e deixar os trastes na rua. Já haviam aparecido, alguns móveis caquentos nas redondezas sem que ninguém soubesse quem os colocou ali. Dessa vez o sujeito foi pego em flagrante pelo porteiro, que gritou, chamando atenção dos transeuntes.

- Este deve ter voltado dos Estados Unidos!- disse alguém, resultando em boas risadas.

Um comentário:

Nanda disse...

oi, Magui; não sei se sou espertinha, mas já tive vontade de me mudar. Acho que cada caso é um caso e existem pessoas que vão em busca de sonhos e ideais. Pena que os que te cercam não parecem ser assim. Beijos.