quarta-feira, 25 de abril de 2018

Os pauzinhos da vez

          

O direito brasileiro tem como fonte o Direito Romano. Eu não estudei essa matéria porque estudei na federal mas quem estudou na católica  sim. No entanto, durante o meu curso de direito e em cada matéria, havia a comparação ou a ligação com a origem da legislação ou da teoria geral.

Nos últimos tempos os juristas cooptaram práticas dos Estados Unidos, formando uma colcha de retalhos e tumultuando  a compreensão da teoria do direito brasileiro e sua aplicação. Ali, a origem não é romana mas inglesa, talvez com alguns toques do direito alemão de onde, também  temos alguns conceitos.

O quadro jurídico, a postura e colocação jurídica dos magistrados soam como tiro na água porque vão estudar nos Estados Unidos, Inglaterra e eu gostaria de saber o que essa gente vai estudar por lá. Na verdade, vivem de lacunas da lei advogando , tal qual advogado chicanista que apenas quer ganhar dinheiro e fazer seu nome. Tanto é verdade, que magistrados aposentam e vão advogar. Chega a ser indecente um ex ministro do Supremo Tribunal Federal, tornar-se advogado, já em estado vetusto,  fazer às escâncaras peregrinação de sala em sala dos ministros, em tráfico de influência com seus ex colegas de tribunal.  A ponto de ser recusado a ser recebido por um deles. Provavelmente algum que ainda mantém seus deveres intactos.

Essa geração de cabelos brancos, oriundas dos anos quarenta foi a pior  safra da nação. Tomara que sejam varridos da política nas próximas eleições. Os outros, poderiam estar a caminho da aposentadoria mas aumentaram o limite de idade para desgraça do brasileiro.
OH raça !



Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Comunico que o UOL resolveu desativar o sistema do Uol Blogs e, com isso, tive que entrar no Blogspot. Segue o novo endereço do meu blog. Conto com sua visita. www.blogfabiotv.blogspot.com.br Bjs, Fabio