O calor está demais e suar em bicas faz parte de tudo. Mas pouco se fala disso porque é muito feio ficar desmanchando - se em água , um horror.
O primeiro verão que eu passei em Vitória / ES, ilha no litoral, vindo de Belo Horizonte / MG , região de montanha , pensei que não iria sobreviver. As roupas que eu trouxe sufocavam de calor porque até o tecido era impróprio. Hoje eu dou risadas, quando me lembro que eu comprava lencinhos umedecidos na farmácia para passar no rosto. Foi o fim da maquiagem, perfume, elegância mínima. A única ideia era safar- se de ficar pior com o suadouro.
Nas salas do fórum não havia ar refrigerado e os juízes e advogados, de ternos escuros, chegavam a passar mal. Quando me lembro parece que foi há séculos. Como aguentávamos ? Um advogado suava tanto que seu constrangimento ficou gravado na minha mente para sempre.
O calor e a umidade são tão grandes que as muçulmanas chegam por aqui cheias de panos e não dura um mês para livrarem-se de tudo. Quando as vejo na rua, sorrio para elas sem que saibam o que estou pensando mas pago para ver o quanto vão suportar.
Minha irmã reclama do calorão de Belo Horizonte quando falamos ao telefone mas é difícil explicar que por lá o clima é seco e faz diferença enorme quando a umidade e a maresia melam tudo.
Por estes dias, minha neta passou suas férias comigo e ela sua nos pés. Não pode usar sapatos e se brinca na rua ou vai ao rico, porquinhos tem que lavar os pés quando volta. Tive a ideia de passar Lisoform em seus pés, pelo menos uma vez por semana, para compor a situação.
Descobrir onde a pessoa sua mais é o pesadelo pela metade. Eu, para consolar os infortúnios dela, disse que se ela suasse na cabeça como eu, não poderia ter os cabelos bonitos, compridos e à vontade como acontece com ela.
Tem gente que sua debaixo dos braços ou nas costas. Não tem saída pra o sofrimento da aparência relaxada e do desconforto. O que fica pior quando algum inoportuno ainda faz comentários ou exclamações. Mas não conta que, onde sua não dá para ver.
Além do Sol escaldante, um braseiro só, com as plantas, os gramados esturricados sem dó, tomar água é uma obrigação para manter a saúde.
Portanto, é bom não esperar sentir sede porque, nessas alturas, o corpo está dando sinal de curto circuito iminente.
Afinal, onde você sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário