quarta-feira, 4 de setembro de 2019

La Furia

                             

Só quero mostrar, para quem gosta de animais silvestres, essa macaquinha, uma sagui, a parceira de Chefe Boran. Colocamos o nome da La Furia.

Ela chegou, formando um casal, aqui nas redondezas da minha casa. Não sei se chegaram sozinhos, se o IBAMA colocou mas chegaram com mais ou menos um ano. Como comiam do lixo da rua, resolvi colocar banana no quintal. O casal reproduz quatro filhotes por ano. Nascem em fevereiro e setembro. A qualquer dia desses vai aparecer outro par, nas costas do Chefe Boran.

Ela era muito brava e arisca. Já estão há uns quatro anos ou talvez cinco por aqui. Só no ultimo ano ficou mais mansa. Colocamos o nome dela de La Furia. Chefe Boran tem o maior respeito por ela, só aceita o pedaço de banana depois que ela pega o dela. É um casal tão bonito que os filhotes também o são.
Não sei se é o IBAMA ou a Secretaria do Meio Ambiente mas há um controle na população desses saguis pois noto que os mais velhos somem e só ficam os pequenos, não passam de doze.
É que eu pensei em mandar castrar o Chefe e procurei um veterinário. Mas ele disse que só o faria com autorização do IBAMA. Procurei o pessoal, eles vieram aqui em casa, viram o grupo dos saguis, filmaram. Mostrei que eu tinha que alimentá-los senão eles comeriam lixo e corriam o risco de ficar doentes.
Essa gente que mexe com bichos, adora leão, girafa, onça, macaco prego, passarinho chique mas torce o nariz para os saguis porque são muitos e se viram sozinhos. não levam em conta que são os menores símios do planeta.  O veterinário da Secretaria do Meio Ambiente disse que não entendia nada de saguis, eu disse a ele que precisavam começar a interessar-se porque estavam infestando a cidade e monitorar seria uma boa. Pelo jeito levou a sério o meu discurso pois noto que há remanejamento dos saguis logo que ficam maiores. Apareceram duas fêmeas de uns quatro meses, diferentes do grupo, com a carinha mais preta. Chegaram magras e apavoradas mas já se integraram no grupo, Chefe Boran  já não as espanta  e estão com aparência ótima. São umas bagunceiras, trouxeram bagunça para o grupo, correria na grama, jogam-se de um galho para o outro, pulam nas samambaias e agarram no ar, no varal do quintal e da pitangueira do lote atrás da minha casa.

Então, mostro para vocês a beleza dessa fêmea. Ela me encara sem medo. Não carrega filhote nas costas, tolera apenas enquanto está amamentando, um mês mais ou menos. E, nem dá conversa para nenhum dos componentes do grupo. Criar e educar fica por conta do Chefe Boran e como ele é muito manso o grupo todo não briga mas é manso como ele. Foi difícil conseguir uma foto dela de frente como essa que aqui ilustra, muito arisca.

Ninguém escreve sobre saguis porque não estão em extinção. Essa gente gosta é de má notícia...

                             

Sejam generosos comigo:n #compartilhem

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Essa sagui é empoderada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br