quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Atenuando as tensões

                                 


Quando se fala em Meio Ambiente, está evolvido um monte de coisas. Não é só um ambiente no todo do planeta em suas florestas , mares e planaltos alagados. Tudo, a nossa volta, forma o nosso meio ambiente. A começar pela nossa casa, como a tratamos, mantemos limpa e própria para haver harmonia e todos serem felizes.
Pesquisadores sobre a  vida cotidiana de famílias e seu modo de viver, aventam a hipótese que flores nos ambientes minimizam os conflitos e as tensões. Eu acredito nisso e na minha casa mantenho sempre jarras de flores. Nem que uma delas tenham sempre-vivas colorizadas mas variadas na forma e espécie. E que venham de Belo Horizonte/ MG quando minha irmã, Maria Inês, envia pelo correio. Porque é difícil encontrar para vender no Espírito Santo.

Manter flores a seu redor, se for possível no quintal, jardim ou na rua, formando jardins pequenos não é má ideia. Para quem gosta de muro e paredes externas sempre limpos, sem manchas, talvez tenha que conviver com manchas escuras formadas pela umidade que alimenta o viço das plantas. Mas vale a pena.
É verdade que a vida moderna, o corre corre,  sequer dá tempo para jogar um pouco de água ou manter viçosa uma planta. Mas estas podem ser substituídas  nessa época do ano, quando chega a primavera.
Eu sou partidária do tratamento pessoal das plantas, a jardinagem amadora. Porque entendo que fazer a lida faz parte de uma espécie de tratamento mental e o levar a harmonia, estendida na convivência com elas. Pode ser um estilo de vida ligado à natureza no meio urbano tão frio.
E, não é só planta. São os animais em torno e que muitas vezes aparecem atraídos pelo ambiente  formado.

Esse filminho acima é interessante. Eu filmei Chefe Boran com um filhote nascido em setembro. Dei o nome de Set19, Setembro e 19 o ano. A coisa está assim. Nascem dois em fevereiro e dois em setembro. Quando ficam adultos, eles somem. Já me conformei. Não pretendo controlar a natureza. Saguis estão no mundo há milhares de anos e assim será no ciclo da vida.
Eu fiz o filme do Chefe Boran, tentando fazer Set19 descer das suas costas e começar a ser independente. O filhote chora, o irmão vem ajudar. Mas o chefe insiste e afasta-se , depois vai embora.
Eu entrei e fui preparar o filme para publicar no You-tube. Mais como arquivo do que qualquer coisa. Esqueci que Chefe estava na árvore em frente da minha casa. Levei um susto quando o vi todo arrepiado, gritando assustado, perto de mim. Nem sei por onde ele entrou. Mas percebi, imediatamente, que ele atendia o choro do filhote vindo do meu celular. Desliguei o aparelho. Foi um custo para ele acalmar-se pois ele corria a procura do filhote, saía para o quintal, corria para lá e para cá. Não pude fazer nada até ele acalmar-se. Depois disso, tirei o som para trabalhar com o vídeo pois não sei onde ele estava e não quero fazer parte de nenhum trauma macaquítico, rs.

Que aproveitem a natureza. A primavera está chegando. E, com flores em casa para todos ficarem mais calmos e harmônicos, desanuviando as tensões.

                     

PS:  Se quiserem, se puderem  compartilhar, tem a  faixa de opções abaixo. Inclusive, usando o M para mandar pelo e-mail. Agradeço.




Nenhum comentário: