sábado, 26 de dezembro de 2020

O oportunista

                                           


O quê leva um homem público a pensar, ser o cargo que ocupa  instrumento de enriquecimento ilícito, ao apossar-se do dinheiro que financia avanços para o seu município? 

Não pense que envergonham-se. Nem que tem algum medo da punição. Mesmo porque suas famílias continuam recebendo-os em suas casas, os amigos do peito continuam a locupletar-se, indiretamente, do que usufruíram ou usufruem do espaço que lhes foi atribuído na divisão da pilhagem.

Uma vez, fui assessora jurídica na Secretaria de Planejamento de um município do interior do ES. Um empresário conhecido fez um requerimento para extração de areia de uma região de um areal. Depois de verificar se a área desejada fazia parte de um trecho onde havia proibição, por lei, de extração de areia, verifiquei que o lugar não estava protegido. Fiz meu parecer e o processo foi para o prefeito.

Qual não foi o meu espanto quando o secretário conversou comigo, orientando para eu dizer ao empresário  que ele, secretário, só iria dar a licença se houvesse um pagamento a combinar. Eu retruquei que isso era corrupção, não era da minha alçada conversar sobre o assunto com um homem respeitado como era o empresário, que era uma vergonha. Ele disse, tranquilamente , que jamais iria dar condições para um homem, já riquíssimo, ficar mais rico sem dividir com ele. 

Quando o empresário veio, pessoalmente, conversar comigo e perguntar por que o processo não andava, eu lhe disse, não escondi nada. Ainda pedi que não pagasse nada, que não aderisse a corrupção.O cara ficou pálido, sem dizer nada, virou-se, foi embora, nunca mais voltou e o processo ficou na prateleira até eu sair do cargo.

O que ficou na minha cabeça foi a convicção do secretário, um engenheiro conhecido. Talvez o empresário tenha dito algo ao prefeito, não sei. O fato é que o fulano, mudando o prefeito com as novas eleições, saiu do cargo. Não sei que fim levou. E, com a nova gestão, o empresário conseguiu a licença pretendida.

Corrupção é coisa de ladrão, não tem explicação. Talvez, seja um vício para oportunistas de todo tipo e seus vícios inconfessáveis.

                                      


#compartilhe Se puder, se achar que deve. Agradeço.


Nenhum comentário: