sexta-feira, 3 de junho de 2011

Guerra Fiscal

                                     
Alguém resolveu chamar de Guerra Fiscal a forma como os estados da federação encontraram para industrializar seus respectivos parques. A coisa começou nos anos sessenta quando o governador Rondon Pacheco deu o terreno e isenção de ICMS por dez anos  à FIAT para que ela se instalasse em Betim, Minas Gerais. Não havia outra forma. Os estados mantiam-se em segundo plano enquanto São Paulo tornava-se a potência que permanece até hoje.
A idéia foi copiada pela Bahia com a criação de seu parque industrial e , pouco a pouco, copiado por outros estados. Até a Zona Franca de Manaus foi criada na esteira da idéia. O nordeste não teria uma indústria se não fosse esta forma de atração para  os empresários.

Quando as indústrias de São Paulo começaram a abandonar suas metas e irem para  outras regiões é que começaram as gritas de praxe. Ninguém agrega a parcela do fortalecimento do sindicalismo em São Paulo e o aumento da criminalidade no Rio de Janeiro.  Só contabilizam o proclamado prejuízo de setecentos bilhões de reais nos últimos cinco anos. Prejuízo para quem se há isenção de ICMS mas crescem os empregos e , consequentemente, outras indústrias secundárias que se interligam?

Depois que as regiões crescem com os incentivos fiscais e já se passaram tantos anos, o Supremo Tribunal Federal decide que é inconstitucional. Passa por cima, mais uma vez, do Congresso Nacional e dos interesses nacionais regionais que defendem-se de uma federação protetora  dos grandes centros.

Enquanto mantem livre bandidos de primeira linha por tantos anos, metem-se em atropelar assuntos políticos de interesse de cada região do país.  Pena que não podemos ler todo o processo para tomar conhecimento dos reais interesses e defesas que regulam esta decisão.


4 comentários:

Fábio Mayer disse...

Texto brilhante!!!!

Tom disse...

Magui, você falou uma realidade forte... especialmente nestes tempos em que as "grandes potências" encontram-se em crise e até as "médias" estão a pagar o pato.
As indústrias podem bem escolher cancelar tudo e se mandar pra algum país mais barato, à lá 80s e 90s - e dane-se o sindicalismo.

Nanda disse...

E no meio de tantos problemas, querem dividir vários estados. Dá até um desânimo tentar acompanhar as notícias, viu? Beijos.

Nilson Barcelli disse...

Os políticos complicam o que ao povo parece simples...
Mas isso acontece por todo o lado.
Querida amiga, bom fim de semana.
Beijos.