sexta-feira, 8 de junho de 2012

A hora e vez do chutebol

                              
A diferença entre o futebol do Brasil e os outros é o mesmo de sempre:  Aqui se joga futebol , os outros jogam chutebol.
O que se passa é o mesmo que se passou nos anos oitenta.O futebol nacional era o melhor do mundo mas não  ganhou nenhuma Copa mesmo com grandes Seleções, lembradas até hoje.

Quando o Brasil consegue derrubar os fortões, massas brutas do chutebol ou eles ficam velhos, sem reposição como aqui, nossas Seleções ganham campeonatos, quase em seguida. Então, começa , novamente, a reação. Se era a violência medonha dos anos sessenta e oitenta, agora é a lavagem cerebral dos jogadores brasileiros de cérebro meia boca, de fácil influência na forma de jogar, tirando a criatividade e aperfeiçoando o complexo de vira-latas.Pagos a preço de ouro mesmo que haja quem esteja na pior, país afora.A estratégia atual, chega ao detalhe de proibir que comemorem os goals como aqui. Há de esquecer o Brasil, sua forma de jogar, de pensar, de ser. Não é permitido sequer que tenham vida na sociedade local. Fiquem longe, são gentinha, joguem apenas futebol e fiquem na sua. Explorados à medula voltam, caindo aos pedaços para o Brasil. Isolados, sozinhos , alguns voltam drogados outros alcóolatras quando não enlouquecem e colocam fogo na própria casa, com processo criminal e cadeia.

Pior, para mim muito pior, é quando um carinha comentarista, ganha seu salário para dizer que o Brasil não tem técnicos e que a Seleção precisa contratar estrangeiros itinerantes. Bola pra lá, chutão pra cá, pinque-pongue com os pés , rasgar camisas dos atacantes nacionais e bola chutada pra lateral, muita bola chutada pela lateral. Ou para a  linha de fundo à esmo e ao nada, tentando fazer goal. Às vezes parece chutebol  jogado na lateral dos campos e rasgar camisa regra importante a ser cumprida.

Começou a Euro Copa . Quase chorei ao ver tanta lambança do  árbitro para fazer ganhar a Polônia , anfitriã do evento.Os erros dos nacionais é pinto  perto da falta de vergonha do espanhol que apitou.

Enquanto as Seleções do Brasil e  da Argentina jogam futebol de verdade, são como  a caravana passando enquanto ladram os lobos invejosos, fazendo valer tudo para não serem mais que pseudos campeões .



Para quem  não tem memória , estudou ou não viu, que compre a salada tão bem vendida junto com as antenas aculturantes, pagas todo mês.


Shut!

Um comentário:

Clecia disse...

Olá,Magui! Tudo bem? Estou voltando a visitar os blogs linkados lá no meu cantinho. Passei um tempo atarefada postando apenas eventualmente e sem tempo para visitar outros blogs, mas cá estou de volta. Bati à porta errada, mas como você deixou o endereço novo por lá, consegui fazer a visita. Adorei seus posts! Não li todos, porém li os três últimos. Parabéns pelos textos! Um abraço!