quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer : O imortal

Condomínio JK, inovação absoluta na proposta
                                  
Não é uma mas várias as minhas reclamações da mídia hegemônica do país. Por  ter conhecimento  , apenas, da porta de sua casa, jornalistas não fazem reportagens completas. Parece  que copiam o óbvio de lugares óbvios.

No caso das obras de Niemeyer, parece que se resumem às internacionais e as de SP . As referências às suas obras de Belo Horizonte-MG, são sempre as mesmas, sem nenhum reparo ou busca de cultura  completa. São uns pífios.

Desde sempre convivi com muito mais que a Igrejinha da Pampulha e a luta constante para encontrar uma solução para as infiltrações da sua cobertura. O Colégio Estadual é seu projeto e o auditório chamado de Mata-Borrão é fenomenal. Para não fazer referência à Biblioteca Pública , onde, toda semana, eu ia trocar meus livros para leitura certa. Situada na Praça da Liberdade, fazia companhia , frente a frente com o Gina Lollobrigida, edifício de apartamentos com fachada semelhante ao do maior condomínio de São Paulo (capital)  assim denominado , popularmente, à época, pelas curvas da fachada.

Mas o que era motivo de chacotas sempre foi o edifício da Praça Raul Soares, durante muitos anos lugar livre de costumes e abandono predial, onde tio Asplênio tinha uma kitinet alugada com inúmeros  calotes. Até que foi replanejado, reformado e hoje sua imponência nos encanta.

Papai  debochava de suas obras  ( ele desenhou suas casas e seu irmão engenheiro assinou os projetos ) e dizia que o maior arquiteto, o francês, era dentista como ele. Mas meu marido, arquiteto premiado e nome de principal avenida em sua maior obra de urbanismo em Serra/ES, tinha coleção de livros com descrição dos projetos de Niemeyer e estão em minha estante, guardados como homenagem a ambos. Aliás, conheci meu marido em um clube cujo  projeto é de Niemeyer e sua casa seria como um módulo do PIC ( Pampulha Iate Clube).E, bons tempos aqueles, dancei muito no Iati Tênis Clube , também na Pampulha.


Por isso mesmo, em frases citadas , por esta ocasião de sua morte, a melhor delas é quando ele diz que passou a vida debruçado em uma prancheta.
 
Mais uma parte de todos nós se vai com seu falecimento. Como dizia meu pai:- Quem não quer envelhecer, que morra cedo. É verdade, envelhecer às vezes dói pois é uma soma de saudades.


Quer ver mais e mais? KLIKA
Ou : AQUI 

3 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Mas Niemeyer aguentou firme, um artista além da profissão
!!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Confesso que jamais fui fã de Niemeyer.... Aqui em São Paulo, tem o famoso COPAN (em BH, também tem um prédio no mesmo estilo). Acho feio demais.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Maria Inês disse...

Avaliar a obra de um gênio a patir de um só projeto é no mínimo não conhecer e saber quem foi este arquiteto. Suas obras foram antes de tudo baseadas em uma filosofia de vida : ver tudo como elemento livre e a curva na natureza,e não se deixar levar pela rigidez da vida. Era comunista ,mas seus projetos com certeza estavam ou estão impregnados da luz divina:leves e voltados para o alto.