sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Parabéns campeoníssimo : Cruzeiro Esporte Clube

                                


Não torço para nenhum time de futebol. Mas gosto, acompanho, inclusive os debates com a sensação de fofocar conversa alheia. 

Até mudar-me  para o estado do Espírito Santo, torcia pelo Cruzeiro, ia a jogos no Mineirão, levava almofada feita por mamãe, para sentar-me  nas arquibancadas. Assisti a grandes jogos. Uma amiga, em certa ocasião, disse que estava com a sensação que somente sua avó  havia ficado em casa. Foi no jogo Cruzeiro e Atlético e que o Cruzeiro começou perdendo feio e acabou empatando de 3 a 3. Em um tempo de grandes jogadores do eixo hegemônico nacional tenho a convicção que Tostão é o segundo maior jogador desse país. Ouvir comentaristas modernos esquecerem -se dele e falarem dos óbvios , dá-me sensação de enfado.

 Hoje, escolho um time por ano , ou temporada como é moderno  dizer, para acompanhar a trajetória. Começou a perder, vender jogadores desmontando o campeão, bandeio para outro.

Então, em homenagem aos dois primeiros títulos nacionais do Cruzeiro e que acompanhei, em 1966 e 1973, quero comemorar o terceiro, de 2013. Total e completamente de longe.

Parabéns ao time , fizeram bonito, deram baile nos hegemônicos a ponto destes sequer reconhecerem que estão mal, desorganizados, em má fase. Preferem considerar que  Cruzeiro não é grande time, com conjunto forte e sem destaque para um ou outro jogador. Vi gols fantásticos, jogadas inusitadas e sistema enfatizando o ataque,  a corrida de surpresa do atacante, marcando gol em flexões e posições físicas de admirar pelo reflexo do jogador.

É difícil ficar longe dos lugares aonde as coisas acontecem mas quero considerar-me na Praça Sete, em Belo Horizonte - MG, comemorando o título como fiz em 66, embaixo da bandeira horizontal , em frente da sede antiga do Cruzeiro,  no bairro Barro Preto.

Se os hegemônicos tem inveja, aqui não :  KLIKA

Para quem se lembra, a resposta foi rápida: KLIKA

12 comentários:

tony disse...

oi oi! A vida estava mais agitada do que eu queria. Uma série de eventos ruins me deixaram na internet como baixo espectador - redes sociais e olhe lá - e como escritor de meia pataca, só de posts agendados e praticamente pra esvaziar a cabeça nos momentos mais incomodos. Não chego a brilhar brilhaaar no trabalho, mas houveram mais evoluções: o salario continua crescendo e uma ideia do patrão - tornar-me sócio dele - vai ganhando contornos mais definitivos. Casar só daqui exatos dois anos, existem algumas pequenezas a construir antes [juntar um teco mais de dinheiro, para que o começo nos permita uma vida já um pouco mais tranquila], além de turbulencias (interferencias externas e falhas vindas doladelá) que colocaram daqui pra lá um ponto de interrogação sobre como ela pode fazer parte da minha vida deixando mais coisas boas que angústias... esses tempos fizeram com que a minha fé em coisas que faço e acredito ficassem extremamente abaladas. Mas se é assim que temos que aprender a ser alguém melhor, vamos que vamos... espero que por ai esteja tudo muito bem (e que o distanciamento com a Brisa não esteja mais tão dolorido)... Bjos! Comentários a seguir :)

tony disse...

Cruzeiro campeão merecidissimo! Único na história a vencer todos os adversários da competição, com um elenco verdadeiramente bem montado [barato e competitivo] e com um treinador que já estava há 3 anos fazendo trabalhos excelentes [1 no paraná clube, quase 3 no coritiba], que acabou sendo "gloriosamente engolido" pelo mar azul [já que foi formado e consagrado no rival]. O cruzeiro, assim como em 2003, é a sintese de que futebol não se faz só com dinheiro, mas com planejamento, coerencia, e equilibrio. O meu atletico paranaense "vem na cola" justamente por ter uma mentalidade diferente da maioria dos clubes, e ambos, caso não sejam expostos à diretorias amadoras e gananciosas, vão figurar entre os campeões de tudo dos proximos anos.

Esse pensamento aldeão e bairrista das imprensas paulista e cariocas acontece nas outras regiões... tentam pagar de profissionais mas são apenas torcedores com voz. A maior ignorancia que existe é falar sobre aquilo que realmente não se conhece, e o pessoal dos programas esportivos faz isso com maestria.

=== /// ===

O que aconteceu com o Bieber no Brasil é o que acontece com muitos brasileiros: não sabendo como se chegar ao sucesso graças ao talento, fala-se de tudo que pode denegri-lo como pessoa e como profissional. O "mundo" fez isso com o muleque porque ele foi e continua sendo ele mesmo no que busca... imagino o que fariam com Elvis nesses tempos de redes sociais! Muleque - de qualquer idade - que picha é só um retardadinho.

=== /// ===

Que é o que em outras palavras expliquei pro meu irmão (que formou-se jornalista há pouco) e ele concorda: pra fazer esse tipo de produto de informação, só precisa saber usar o computador, e nem precisa saber direito [o numero de erros gramaticais e ortográficos nos sites de jornais, portais e revistas é assustador]... pra escrever e "jornalistar", a conversa é outra, e bem outra. Hoje só um ou outro profissional se salva, e eles têm cada vez menos espaço em grandes produtos.

=== /// ===

Asfaltar outro preto? caralho, que maluquice... melhorar o calçamento, criar condições para PNE´s, okei... agora transformar uma cidade histórica em mais uma autopista, desnecessário. Onde faz sentido que tenha, que tenha. Fazer por fazer, jamais.

=== /// ===

Eles sempre agem, só ganharão foco da mídia... quanto mais flashes tiver, mais violento será.

tony disse...

Todos temos vergonha de nossa história, independendo se a relação de feitos bons sejam maiores que as de feitos ruins. Uma coisa é você dizer como viveu, outra é quando contam o que você viveu de uma forma onde realmente caiba um julgamento de valor. No caso específico dos que estão a frente dessa briga, inclui-se a dúvida sobre o quão a ditadura foi violenta e o quanto não foi simplesmente o que muitos brasileiros até hoje ainda fazem: "sair deste paizinho de merda que não me deixa ser realmente inteligente".

=== /// ===

O Danilo Gentili, assim como a primeira formaçao do CQC, sintetiza o pensamento mediano e mediocre da geração 5 a 15 anos anterior a minha, que virou gente do final da ditadura em diante e pegou certas regras que são deturpadas da maneira mais escrota possivel. É com esse tipo de gente que a band faz audiencia... o jornalismo dela é o 2º melhor da tv aberta brasileira, mas as faixas de entretenimento, exceto pela liga {opa, jornalistico!} deixam muitissimo a desejar. E é por isso que ela não alcança record e sbt na media geral...

=== /// ===

Os EUA sabem que em mais 30 anos no máximo estarão coadjuvantes da economia global. Por isso os olhos atentos... mas também estão sendo vigiados. Aqui a gente permanece deitado em berço esplendido com nosso dna historico de "gente de baixo escrupulo", o pais do jeitinho, da fé em Deus, do "vamo que dá". Basta ver as questões de estrutura pra copa...

=== /// ===

Aproveitaram um angulo do guri pra fazer esse paradoxo, heheh... vejamos como serão as proximas imagens e a "formação midiatica" do mulequinho.

=== /// ===

Black Bloks hoje, punks ontem, quem amanhã?

=== /// ===

Acredito que a unica coisa do pelé que deveria ser melhor lembrada foi exatamente este aspecto que você citou: jogava muito, mas era porco na marcação com adversários. Só tenho a historia dele pra ler e ouvir...

ótimos dias pra ti!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde,
O Cruzeiro é um clube conhecido mundialmente, penso que o Coríntia é o clube do povo (mais popular) será?
Abraço
ag

Maria Eugênia disse...

Paulistas e cariocas morram de inveja... 2013 é o ano dos mineiros: primeiro a Libertadores e agora o Brasileiro!
O Brasil é um pouquinho maior...
Num país ideal seria o primeiro e o segundo lugar do Brasileiro e o Mundial...

Nanda disse...

O Cruzeiro realmente mereceu o título; mas estou mesmo preocupada é com o Sport, torcendo pra que volte pra A e fique por lá! Beijos.

Lulu on the sky disse...

Foi merecedíssima a vitória do cruzeiro. Tiveram mais garra. Agora to ansiosa pelo seu post da prisão do Zé Dirceu e Zé Genoino.
Bom feriado!
Big Beijos

Moita disse...

Magui, o Cruzeiro merece a sua homenagem. Foi competente, como você. rs

Moita disse...

Magui, tenho tido pouco tempo pra escrever. Hoje, vivo correndo; mas tenho saudades dos contatos.

maria claudete disse...

Olá Magui, perdoa-me a ausência ando lenta , e, preguiçosa ,mas por questões de saúde um pouco debilitada pelos excessos de dedicação, mas necessária. Bem, quanto à Bisavó blogueira segui teus passos, rs, e nada. Resolvi pesquisar pelo nome completo dela no Facebook, parece que todos migraram para lá. Tudo indica que a encontrei, parece ser a mesma pessoa a não ser que seja um clone, rs, enviei uma solicitação de amizade , ao tentar enviar uma mensagem acabei sabendo que seria feita uma cobrança de 0,68 como não sei se é um oportunista aproveitando-se, morro de medo destas coisas, rs, então suspendi a mensagem e estou no aguardo de resposta, qualquer coisa te aviso.

Maria Thereza Moreira Pereira-Maith ( este é o perfil que encontrei no facebook,veja se tem mais sorte que eu) Beijos.

Cadinho RoCo disse...

Saudações cruzeirenses grande Magui. Você cita tempo memorável do Cruzeiro que passa sim por grande fase. Do seu comentário lá no Cadinho, aquela é a Marieta sim.
Cadinho RoCo


Nanda disse...

Voltei pra agradecer os comentários carinhosos na caverna e no YT! :D - ~Beijos.