quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O medo que nos borra

                               
                                         
As mesmas forças que fazem do Brasil o que lhes interessa começa a movimentar-se qual lama, descendo Rio Doce abaixo. E, vem de São Paulo. Respeito meus amigos paulistas da net e não quero ficar mal com eles mas não deixo de externar o que penso, eis que estou de fora da batuta. E,  a força industrial está em São Paulo, de onde vem o comando do dinheiro e do trabalho.Seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, filhos do mesmo ventre. Não é o povo mas quem os tange.
As mesmas forças que proclamaram a república, fizeram a velha e a nova, derrubaram presidentes,  criaram as ditaduras do Estado Novo e militares, emergem outra vez. 
É muito ingênuo quem não entende que muitas indústrias paulistas estão nas mãos dos testas de ferro do capital estrangeiro; laranjas se quer ser mais moderno. Obedecem regras internacionais e seus interesses. Dinheiro não tem pátria e quem os maneja é viciado nele mesmo e não sabe, sequer, poder servir o social. À vista de um estado comunista, todos se assanham.

O confronto das chamadas direita e esquerda não está interessado em quem manda aqui ou lá mas impor suas regras. Nem questiono se estão certos ou quem está errado. E, movimentam-se sempre da mesma forma. Começa com arruaças, dose massiva de rejeição às idéias contrárias, movimentos de paralisação, quebra-quebra, palavras de ordem, frases feitas, gado dominado, berrante tangendo hordas, boicote à economia. Teem medo de mudanças, querem cabresto firme para garantir o sistema.

Não é verdade que o Brasil passa por crise econômica porque a ferida da corrupção está aberta e pútrida. O Brasil passa por crise porque em São Paulo o embate entre esquerda e direita repete as mesmas práticas já implantadas em outros tempos. Nesse embate, a democracia pode ir para as cucuias e a ditadura voltar à tona. O medo do Brasil virar uma Cuba chega a ser hilário. Se os cubanos soubessem disso iriam rolar de rir. O que acontece é a repetição tal qual os idos de 64, por exemplo. Até Grupo de caça aos comunistas foi criado com página no Facebook, vituperando bobagens, incitando ações esdrúxulas, compartilhado por gente que não tem nada a perder. Inclusive o cérebro porque não o tem.

Uma coisa é certa: Retroceder na história é prova cabal que o Brasil, quando está nos cascos, é seguro pela rédea da ignorância, na mão  de quem sempre quis fazer daqui um lugar de educação zero, exploração fácil e complexo de vira latas nas alturas.

Nenhum comentário: