Museu dos Confederados, em Memphis / Tennessee/ EUA onde ficaram estacionadas as forças separatistas. |
Uma diferença interessante na formação do povo é como reagem os descendentes dos imigrantes e os dos escravos. Uma diferença básica mas fundamental e que serve para alimentar o comportamento de uns e de outros. Enquanto os descendentes dos imigrantes olham para a frente, os dos escravos estão presos ao passado. Ambos os passados são sombrios mas o sistema insiste em manter na lembrança dos descendentes dos escravos de como aqui chegaram. Enquanto lambem suas feridas, ficam para trás e diminuem a concorrência.
Por esses dias um grupo de malucos resolveu derrubar uma estátua do general mais importante da Guerra de Secessão dos EUA. Parecia a derrubada de estátuas de Stalin ou Sadam Russein. O confronto valeu, também, para desestabilizar o governo federal com mortos e feridos. Mas o interessante é o pessoal do norte, que venceu a guerra separatista, ainda querer valer sua vontade, aproveitando para tirar das tocas grupos extremistas no combate nas ruas, com mortos e feridos na real e na provocação.
Quando eu fui a Graceland, enquanto o pessoal focava tão somente em Elvis, resolvi observar os costumes sulistas. Só eu, por ex, fui ao museu dos Confederados.
Coisa pouca e nada acadêmica mas que me deu a ideia que a Guerra da Secessão não acabou. Agora tenho a certeza.
... E o vento levou |
Interessante? KLIKA
Nenhum comentário:
Postar um comentário