Eu não tenho, como ninguém tem que prestar contas ou declarar votos, em quem vai votar nas próximas eleições. Ainda mais em um país onde os sabores das vontades sem compromisso estão nas candidaturas postas para o cidadão. Que façam pesquisas e eu vou mentir para elas. Intromissão copiada dos EUA, eu boicoto.
Quem quer participar da política não consegue. Pode ser uma liderança popular ou de alguma instituição privada ou pública. A máquina azeitada para os mesmos impede o surgimento de novas lideranças. É só observar que desde os anos sessenta são os mesmos que se revezam no poder, seja de qual for.
Pela lógica, um líder aparece já na na juventude, na escola ou no trabalho. Se um país é democrático, suponho eu, os lideres da ocasião percebem o líder surgindo e dão respaldo para que seja prestigiado e até o preparam para o futuro. Uma população consciente, prestigia um líder que trabalha para aprimorar a instituição e motiva seus membros para cada participação.
Mas o que acontece, já nas escolas, é podar a liderança como se esta estivesse aparecendo demais ou prejudicando alguém com ambições, suponho.
Eu fui professora e percebia quem era líder entre meus alunos. Não são muitos mas o destaque para tomar a frente, saber motivar os colegas é nítido. Não é papel da professora dar preferência para os lideres. Ao contrário, o papel do professor é trazer os tímidos para a frente, perder o medo ou a vergonha e ficar lado a lado com o líder. Se tem um líder positivo, este é importante para trazer os tímidos para melhor aproveitamento e sucesso. Aliás, um completa o outro.
O mesmo acontece na política. entre os vários tipos de liderança, aqueles que conseguiram furar o bloqueio do sistema é preciso detectar o que não é pau mandado de alienígenas, gente com decoreba de teorias estrangeiras e banca o velhaco, parecendo que tem proposta para governar o país.
Proposta de um líder, seja ele qual for, desde a infância até o grau máximo da nação não é como vai gerir o que desconhece mas como pensa a respeito de como gerir a forma do que conhece.
Se é de pensamento da esquerda onde o estado comanda tudo, inclusive seu pensamento ou o que se passa na sua casa ou se dirige o estado para que o cidadão tenha condição de escolha de tudo, inclusive do pensamento e do que se passa na sua casa é a escolha de um povo quando escolhe o líder da nação.
Só sei de uma coisa: Gente do Velhaco, apenado mas comandando a facção de dentro da cadeia, não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário