domingo, 27 de dezembro de 2015

A angústia do desapego

                            
O Papa Francisco, assumiu esse nome como um sinal para onde ele caminha. Não é, portanto, de espantar que venha ofertando seus pensamentos baseados na humildade e desapego aos bens materiais.
Entretanto, os donos do sistema, cada vez mais voltado para o consumismo e a megalomania, estão de queixo caído como se fosse uma novidade, uma bomba social. Não são católicos. Não conhecem São Francisco. Para eles, não viver na ostentação não é viver.

Com o fim da Segunda Guerra, o crescimento hegemônico dos EEUU, transferiu para aquele país os rumos a serem dados para os conceitos de vida mundiais. Se antes eram os filósofos, os pensadores que influenciavam a forma de ver a vida, hoje é o consumo, a industrialização sem limites, a disputa para  o ter cada vez mais a consumir honras, vidas, a natureza, tudo.
Ocorre que, sem preocupar-se em moldar seus conhecimentos na Águia do Norte e sem importar-se em consumir para sustentar o sistema, há quem exista, sendo feliz vivendo a vida, o hoje, tendo como consequência o amanhã.

A angústia e a depressão acometem muita gente que não consegue desapegar-se dos bens materiais e vive de aparências, devendo muito dinheiro, vendendo-se de todas as formas, correndo atrás de si mesmos, sem nunca se encontrar.

As mensagens do Papa Francisco podem influenciar o mundo. Mas ele sabe que não é possível. A probabilidade é pequena. Quando diz que virá a Terceira Guerra mundial manda mensagem para os megalomaníacos donos do mundo, a ostentar riqueza enquanto pisam na cabeça dos miseráveis. 

Não haverá; nem um e nem outro.


Nenhum comentário: