quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Pelas joias da coroa !!!

                          

Tenho minha convicção inarredável sobre a possibilidade real do desenvolvimento do Brasil como um todo. E, cada vez mais fica pronta desde quando mudei-me de Minas Gerais para o  Espirito Santo.
Quando  cheguei aqui, há décadas,  também tinha  as mesmas ideias sobre o desenvolvimento do Brasil precisar estar ancorado em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Que o restante do país era feito de incompetentes, incapazes de crescer. Já com dez anos, na escola pública em Belo Horizonte/ MG, chamou-me atenção sobre SP ser a Locomotiva do Brasil, quando minha professora Dona Luzia, no antigo quarto ano primário , disse essa frase em sala de aula.
Epa ! O que é isso mesmo?!

Precisou o Espírito Santo ter participação no petróleo, encontrado em alto mar e em terra,  para desenvolver-se. Antes era um desconhecido pelo governo federal e piada para os turistas que diziam servir apenas para aumentar a distância para idas a Bahia.
Em fins de 2018,  o estado foi  o único com as contas públicas em dia. Seu desenvolvimento  pode ser medido, a olhos nus, para quem aqui chegou, há mais de três décadas e impressionada com o atraso.

Estamos no limiar de um novo governo. Não sou partidária do Boso e seguirei firme nos meus textos com minhas ideias e nada mais.
Assim, embora os opositores de Bolsonaro, durante a campanha, exigissem que ele fosse a debate porque não sabiam qual eram suas propostas de governo, eu fiz pesquisa e sabia de todas elas. E, nunca me interessou suas falas ridículas sobre as relações interpessoais. Nenhuma delas leva o país ao futuro como país desenvolvido, industrializado e com educação onde seus nacionais entendem, exatamente,  o que alguém fala, fora do discurso decorado dos políticos comuns.

No primeiro dia de 2019, toma posse o novo presidente. E já me agrada  saber - e fez parte da proposta de governo -  que irá levar água potável para o nordeste  com método israelense de dessalinizar a água.
Inclusive, ele  fez uma  viagem a Israel, antes  do início da campanha, e, tratou desse assunto por lá. Eu vi um filmezinho, enviado para o meu Zap , feito por alguns  brasileiros, aqui do ES, que o encontraram com um dos seus filhos, no aeroporto em Israel e no avião e trocaram algumas palavras com ele sobre o assunto. 

Agora, recebemos a notícia que o astronauta brasileiro, nomeado ministro, viaja em janeiro para concretizar os planos  entre os governos Brasil/  Israel. Inclusive o primeiro ministro de Israel, tem um encontro na sexta-feira próxima, com Bolsonaro e vai  prestigiar essa tratativa.

Se o nordeste não sair da miséria em que se encontra, historicamente e por interesses políticos  inconfessáveis, não haverá  desenvolvimento rumo ao primeiro mundo. Esse discurso paulista, FDP, elaborado e concretizado em um pacto com Getúlio Vargas  desde os anos trinta, urge acabar.
Se fosse um paulista no governo ( não nascido  mas formado política e  intelectualmente) tudo continuaria como d'antes.  Mas, um carioca bem humorado, propenso a não ter pose de intelectual fajuto, pragmático, sem deitar regras estrangeiras a ditar as prioridades letristas e letradas para o Brasil, já traz esperanças.

Esses velhos, forjados no achismo mas com as burras cheias , precisam dar trégua ao brasileiro e esperar para ver.

                                          ***************
O título do meu texto é homenagem a Dom Pedro II que disse ser capaz de dar as  últimas joias da coroa para acabar com a seca do  nordeste. 
Quer ler sobre as palavras de D. Pedro II ??  KLIKA
Sobre aplicação  de tecnologia de Israel no nordeste?   AQUI

Um comentário:

J.F. disse...

Oi, Magui. Não sou fanático, mas tenho esperança de que o Brasil está tomando um rumo muito bom. E fico feliz de ver esse interesse pelo desenvolvimento do NE. Finalmente! Boas festas e um 2019 muito bom.