terça-feira, 22 de abril de 2014

Construção e desconstrução do Brasil

                               
A ditadura de 64 obrigou os mineiros a adotarem a bandeira da esquerda.Pode?!

Saudade das origens é quando chega o feriado de 21  de abril, homenagem a Tiradentes. Sempre tenho a sensação do clima delicioso de Ouro Preto/ MG e a dor na batata da perna de tanto subir e descer ladeiras.

As lembranças de um lugar a ser visitado quantas vezes for possível, nos detalhes, na história, na beleza e  nostalgia do passado. E, não é somente no passado da  história centenária da cidade mas no pessoal, marcado por inúmeras visitas desde os sete anos até os dias de hoje. Ver as mudanças da cidade que, aparentemente é estagnada no tempo, é visceral. Ter  a sensação que vai dar de cara com Cláudio Manoel da Costa, ou outro personagem seu preferido, na virada da esquina , na noite iluminada por marcas no chão  da luz dos postes como se fosse da época da Inconfidência Mineira é de arrepiar. Também, quase vemos Felipe Camarão ser arrastado pelas pedras, amarrado no rabo do cavalo. A sensação é tão forte que, para algumas pessoas, traz desconforto, impede a volta.

O Dia consagrado a Tiradentes, herói nacional, é um belo dia para visitar Ouro Preto. Quem não conhece não sabe o que está perdendo. Para mim, a história de Tiradentes é um exemplo para amar o Brasil e ter compaixão por aqueles que se comprazem em dilapidar nossa nacionalidade. 

Educar o mineiro, tendo Tiradentes como pano de fundo, fez surgir inúmeros pensadores, poetas, literatos, políticos com o espírito indômito de construir um Brasil respeitando suas origens. Destruir Tiradentes é impossível, enquanto houver um mineiro sob sua influência.

Se gosta de viajar não perca KLIKA

3 comentários:

Maria Inês disse...

Bela homenagem a esta cidade tão linda. Há muito tempo não vou lá. Fica a vontade de ir para curtir a história que emana de todos os cantinhos por onde passamos.

Simone Felic disse...

É um homenagem que todos nosso heróis brasileiros deveriam ter...
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

DO disse...

É verdade, a cidade é muito bonita e se respira história e cultura.
Mas infelizmente eu só consegui ficar um dia e uma noite na cidade: senti-a muito carregada e comecei a ficar depressivo.