domingo, 27 de dezembro de 2015

Esturricando na praia




- Índio botocudo na veia !
                                                                                                     
Eu ficava na praia o verão todo. Quarava ao sol até ficar marrom brilhante. Maratimba total. Se era nas férias vindo de Belo Horizonte/MG descascava longe da praia . Era um horror. Morando em Vitória ou Guarapari, sol do meio-dia não existia. Não sei como não tive câncer de pele. Nadava muito, mar adentro. Meu filho mais novo me puxou e nada como um peixe. Nadamos juntos algumas vezes. Mar e sol era o meu prazer. Ficar boiando, de barriga pra cima, olhando o céu, que delícia! Meu marido, arruivado, foi poucas vezes comigo assim como meu filho mais velho que puxou o pai. Para eles, praia é sinônimo de ficar vermelho e ardendo.

Hoje, minha pele não aguenta mais. Não vou arriscar ficar cheia de manchas. Não tenho forças para enfrentar  o sol inclemente e a praia lotada. Não gosto de levar cadeira, sombrinha e o escambau e não quero mais sentar em uma areia suja onde o mar não lava à noite.  Como gosto de nadar, não levo nada para não me preocupar. Só canga e chapéu.Ficar na pedra é impossível.Tem tanta gente que parece um monte de calango, pegando sol.

Verão nunca mais. Posso ir fora de temporada mas em mar cheio de xixi, não dá. Sim, quando uma secretária de educação do município de Vila Velha, minha conhecida disse-me que ia entrar no mar para tirar água do joelho, quase cai de costas... Nunca mais. Só vou quando sei que o mar lavou a areia. Murundu de gente? Tô fora...

2 comentários:

Carlos Medeiros disse...

De uns bons anos pra cá passei a fugir de praia, do calor excessivo. Nas épocas mais amenas, calor suave dá pra pegar uma praia, ou cedinho, ou quase entardecendo. Abraços.

Maria Inês disse...

Olá! Se as pessoas(?) fazem xixi no mar já imaginou como estão as piscinas aqui em BH?Nojo total. Tenho a pele toda manchada com pintas brancas e marrons(pequenas). Disse-me a dermatologista que "este é o preço do sol que vc tomou há 40 anos atrás". Como ficarão as peles dos que ficam horas se esturricando no sol? O índice de câncer de pele tem aumentado assustadoramente no Brasil.É o país da piada pronta:" todo mundo sabe que não pode mas comigo não acontece".