quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dia do advogado

                  

Comemora-se em 11 de agosto o Dia do Advogado. Em São Paulo tem a péssima tradição de grupos deles entrarem em restaurantes, comerem até empaturrar-se e sair a socapa, sem pagar. E, acham isso o máximo. Lembra-me as tradições da novela Sila, passada no interior da Turquia, onde matam quem contraria o Chefe da vez. E, nada muda porque é Tradição. Mal comparando, é tudo tradição onde um leva vantagem e o outro prejuízo.

Para pior. Com um judiciário com passos de tartaruga  e ainda é feriado judiciário. Tudo para. Tudo fechado. Que pare o mundo, é Dia do Advogado. Ora, façam-me o favor! 

Vi um baner no Face mostrando um homem abrindo a camisa como Super Homem e os dizeres:  Onde tem treta tem advogado.

Esses dois fatos mostram até onde é capaz de chegar um advogado. Quanto mais escolas de direito abrem mais vagabundo aparece. E, imagine se não houvessem as provas da OAB. Muito embora estas sejam uma das armas que demonstram a falência do sistema. Permitem escolas de direito e barram advogados com provas ministradas por instituição administradas por quem é mais esperto do que os espertos. Haja espertos na praça!

Muitos indivíduos mal formados, sem receber durante o seu curso de direito uma frase de ética profissional acham  - não, tem certeza -  que ser advogado é ser espertinho a resolver ou criar tretas. O resultado? Enchem as prateleiras dos foruns com ações que poderiam ser resolvidas em uma conversa de telefone. Mas o advogado não pode perder a chance de ganhar unzinho.
Eu não sei o que seria da minha vida se eu não fosse advogada. Dos outros? Nem para amigo. Porque quando eu era mocinha e um rapaz dizia que era estudante de direito minha conversa acabava ali.

Porque sou advogada? Deve ser para pagar Karma de outras vidas. Isso é uma incógnita que eu não tenho resposta e me interrogo todos os dias. Tenho o desprazer de conhecer os pilantras e estúpidos prontos para dar nó em pingo d'água só para se fazer de importante. Mas garanto, pouco contribuem com a profissão e fazer uma nação brasileira melhor. Se tem capacidade para isso não advogam e usam seu conhecimento em outras áreas.

O advogado, na verdade, é um despachante gabaritado e nada mais. Por isso dificultam com o emaranhado de leis, regras, poses, togas, na tentativa de ser algo mais.

Desculpem mas tenho visto advogado ordinário demais e não estou para fingir que a profissão é o que se prega.

 
#compartilhe, Faz parte da vida

2 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? No passado (não tão longínquo), a mídia sempre falava dos advogados e estudantes de Direito que faziam farra nos restaurantes aqui em São Paulo.. Não pagavam a conta.... Isso sumiu do noticiário..Sinai dos tempos... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Micha Descontrolada disse...

Disse tudo. Tem gente que só quer tirar vantagem de tudo. Absurdo!

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ