quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sacolas biodegradáveis

Lá nas bandas de Nova York,megalópole  considerada capital do mundo,com quinze milhões de habitantes e outros milhões de turistas anuais,o uso de sacos plásticos diários chegam a seis  milhões. Algo foi preciso ser feito:Proibiram o seu uso no comércio.O  consumo não permitiu outra decisão. Foi o bastante para aparecerem os que  trouxeram a idéia para o Brasil.Que te compre quem te ame.As cópias do feito começaram.

A idéia foi tentada em Guarapari / ES, de  população menor que cem mil habitantes mas não deu certo. A população não aderiu. Os supermercados que colocaram embornais à venda e a intenção de não dispor de sacolas plásticas, viram sumir seus clientes. Então, foram  adotados  sacos plásticos biodegradáveis. Fazem parte nas mercearias,drogarias e farmácias, supermercados  há mais de um ano. São adquiridas pelos comerciantes nas fábricas de embalagens já adequadas à proposta.Nada é cobrado e não existe lei mas um acordo com as associações de comércio e indústria do ramo.

Bons tempos são estes em que pode haver decisão regional em ato público e sem interferência federal a decidir conforme fosse maioria.

Há decisões diferentes; KLIKA


8 comentários:

Unknown disse...

Magui q chegue logo aqui no Rio. Mesmo assim, tenho minha bolsinha para compras pequenas. Pena q nas de mês não tem jeito e fica aquela sacaria em casa.
Bj e uma Páscoa de muito amor, paz e harmonia no seu lar.

DO disse...

Acho que tudo é uma questão de hábito,Magui. Sou do tempo em que as sacolinhas não existiam e as pessoas levavam as compras em sacolas ou,no mínimo,em sacos de papel.
Bjo

Unknown disse...

Sou a favor da volta da sacola própria. Aliás, como disse anteriormente, sou adepta.

Tais Luso de Carvalho disse...

Aqui os supermercados têm sacolas de tecidos semre á venda no caixa, e ainda dão desconto se você não uso a de plástico. Primeiramente é uma questão de conscientização das pessoas para salvar o planeta.

bjs
Tais Luso

Helena disse...

aqui na minha cidade já tentaram proibir eu não deu certo infelizemnte...
As pessoas precisam ter mais conciencia...

bjps

Maria Inês disse...

Olá! Aqui em Belo Horizonte começou na último dia 18 a proibição do uso das sacolas plásticas. Ainda estamos em fase de adaptação. É lei municipal e não adianta reclamar. Tem que levar e/ou comprar sacolas de tecido ou biodegradável. Acho que não é este tipo de atitude que vai diminuir a sujeira em que vivemos no planete. No meu bairro ( de classe média) é de horrorizar a sujeira das ruas e passeios. Ligo sempre para o serviço de limpeza urbana da PBH para vir retirar entulhos, etc, etc... Enfim ...estamos fazendo a nossa parte, não? Bj.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Já tem sacos biodegradáveis? Então poderia ser mais utilizado em todo o Brasil.. Em São Paulo, nunca vi ... Bjs e boa Páscoa! Fabio www.fabiotv.zip.net

Cadinho RoCo disse...

Comungo com a sensatez da liberdade em haver decisões regionais.
Cadinho RoCo