sábado, 18 de março de 2017

Já foi pior

                         


Pois a arapuca pegou mais um. Explodiu o escândalo da carne ruim brasileira, usada para o comércio e para fabricar embutidos. Eu não como carne vermelha há décadas. Desde o dia em que comprei uma carne no açougue perto de casa e ao cozinhar exalou o cheiro de podre  tão forte que meu vizinho do apartamento do andar de baixo usou o interfone para dizer que estava estragada e que eu a  jogasse fora. Fiquei com a cara no chão.

Já fiz texto sobre o exportador brasileiro mandar para fora o fino do fino e deixar para comercializar no Brasil o refugo. Mas não é isso que me preocupa no escândalo que fez sessenta empresários serem presos por fraude de vários tipos na manipulação e comercialização da carne bovina. O que me preocupa é a certeza da impunidade, o uso da artimanha para ganhar dinheiro a qualquer custo em um país onde a instabilidade econômica leva a falência tantos empresários cheios de sonhos e vitalidade. Para os espertos é uma somatória de desarranjos, equívocos com crimes contra a saúde pública e sonegação de impostos.


A situação da carne, em si, não é o principal porque lembro-me do tempo em que  era abatida de gado sem controle de nada, em frigoríficos imundos, cortadas nos açougues em cepos de madeira, mal lavados  e embrulhadas em jornais para o consumidor. Sei do tempo em que Tião Maia saiu do Brasil para a Austrália porque a carne que ele fazia ser de exportação virava lixo nos açougues, dependuradas em ganchos e com mosquito a dar com pau, expostas e pegadas por mil mãos por gente com essa mania de pegar tudo antes de comprar. Acompanhei a evolução e estou viva sem nunca ter ficado doente e com os anticorpos em dia me empurrando para frente. 


A vergonha é a empáfia de usar personalidades midiáticas, com carimbo de pessoas sérias, enquanto cometiam desatinos, vendendo carne estragada mascarada com produto químico nocivo a saúde. O absurdo é não ter noção que o Brasil é o segundo exportador mundial  de carne bovina e levaram para enxurrada da vergonha muita gente séria que trabalha dia e noite para carimbar a carne nacional como a melhor do mundo.


Os raivosos estão em polvorosa, esculhambando o brasileiro em vários níveis. O ex brasileiro que já optou por deixar o Brasil, publica horrores na internet como para dizer a si mesmo que fez bem em sair do país. 

Eu lamento estar no ocaso da vida e não poder fazer minha parte mas não acho o fim do mundo tudo isso. Abrir uma ferida é sempre melhor do que mascarar ou não tentar ser melhor. A história de um país é escrita com passos atrás.

 Que venha o futuro! Uma andorinha não faz verão.

Nenhum comentário: