segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Olho grande

                                     


Quiseram fazer do Brasil a sua fazenda de produção de alimentos, o agronegócio dominado por estrangeiros. Sempre. Desde o seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral.

Desde o Brasil colônia que a Europa, principalmente da Inglaterra e França, tentou comprar terras no Brasil. Fazer negócios com os subdesenvolvidos que, presumivelmente, vendem a alma por nada.

Já com  D. João VI,  que se fez de desentendido quando os ingleses, cujo domínio o Sol nunca se punha, pediu a metade norte como pagamento pela escolta na fuga de Napoleão. A   Amazônia incluída desde então.  O Príncipe Charles, o Inútil, comprou  muitas terras dos índios. Na  viagem a Davos, 2019, chegou-se a Bolsonaro, nos corredores, todo simpatiquinho, querendo conversar sobre suas terras. Que terras? Nunca teve terras no Brasil, mesmo com suas viagens constantes por baixo dos panos, comprando artesanatos para retribuir os salamaleques.

Não foi atoa que a Coroa Portuguesa criou as Entradas. Subsidiaram quem tinha coragem de entrar Brasil afora para ocupar terras além da orla marítima. Mais afeitos à iniciativa própria, muitos aventuraram - se  sem autorização da Coroa. Os Bandeirantes rasgaram o Brasil adentro, usando o facão. Antes que o pessoal do olho grande se aventurasse, seguindo as trilhas dos índios, cruzada a Serra do Mar. Sabemos no que deu. 

Já antes da Segunda Guerra, planejaram novas investidas e vieram com tudo. Mas o governo, anos passando,   incentivou a tomada do oeste e da Amazônia. As notícias eram que além dos europeus, também os estadunidenses apareciam com ares de donos. Infelizmente,  eramos nós ou eles. Porque o ideal era deixar tudo fechado, sem ninguém, a não ser os índios intocados. O discurso dos santinhos era este, tal qual é hoje. 

Assim foi ocupado o Brasil, rasgados os tratados, construído um país gigante. O Brasil nunca foi ocupado por estrangeiros. Muitos foram colocados pra correr com meras flexadas. 

Os títulos de propriedade conferidos ontem são os mesmos conferidos hoje para quem atreveu-se a desbravar o desconhecido. Nada mais justo. Assim caminha a humanidade lá ou aqui. Não tem por quê o Brasil ser diferente. Artista que faça arte, choramingue em canções ou filmes de protesto e deixe o trabalho pesado para quem tem coragem. Respeito!

Então meus amigos, não tem como, os Marechal Rondon ou os  Irmãos Vilas Boas, não importa, tem que ocupar  tudo. Senão já, já, vamos ter que usar passaporte para entrar na Amazônia e falar inglês de Paramaribo.


                                    
                                             
Uma amostra do apreendido


#compartilhar
#ocupaçãodaamazônia
#amazoniaénossa
#amazoniaocupada
#comoformouoBrasil
#osbandeirantes

#entreadasebandeiras

2 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A realidade é que os norte-americanos cuidariam melhor da Amazônia. Isso é fato. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Magui disse...

Fábio: Essa doeu. Você entreguista ?