quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dublagens em foco

Mário Cardoso
Reinaldo Gonzaga

                      Interessante é tentar identificar as vozes dos dubladores de filmes. Eles tentam disfarçar, modificar para não ficar tudo igual mas , para quem gosta, é uma brincadeira tentar identificar.

Se e eu tivesse podido, seria dubladora. Eu comprei meu primeiro gravador, na Zona Franca de  Manaus- AM, numa viagem pelo Projeto Rondon-VI. Como comprei na ida, já em Coari onde cumpri o programa de janeiro, passava as horas vagas, gravando textos com Cristina e Lourdes. Fingíamos histórias e nos divertíamos em textos de novelas. Eu tive as fitas comigo durante décadas, até sumirem em alguma mudança, não sei.Um dia procurei nas caixas em que eu as guardava e não as achei.Desapareceram como o gravador que eu guardei tanto tempo.

Destas vozes emprestadas a outros, tem uma delas, muito grave. Eu acho que foi o locutor da campanha eleitoral do Serra. Quando a ouvia, eu pensava que aquela voz estava espantando eleitores. Embora bonita, tinha um certo sotaque, uma certa entonação fúnebre que não me agradava. Eu a ouvi em comerciais e filmes.

Outra voz interessante, também grave, mas como se fosse perdida nas cordas vocais eu sempre identifico aqui ou ali.Não me lembro, exatamente, quais atores é usada para dublar.

Pois bem, eis que na novela Amor e Revolução do SBT, eu consegui identificar ambas as vozes.A grave, meio cavernosa, é do Reinaldo Gonzaga e a perdida nas cordas vocais é do Mário Cardoso. Ambos são da mesma geração, andaram sumidos  e estão de volta nesta novela.Eu acompanho mais ou menos porque gosto do Cláudio Lins, que considero um dos grandes atores da nossa teledramaturgia. Inclusive, Mário Cardoso é narrador de muitos documentários.

Minha diversão é acompanhar a fala destes dois atores e esperar para ouvir as diversas nuances que eles podem dar à suas vozes, altamente profissionais.


                                         @@@@@@@#########

#compartilhe  Se achar que deve. Inclusive tem a barrinha abaixo. Agradeço a gentileza da interação.

5 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Também sou fã do ator Cluadio Lins! Mas a novela Amor e Revolução é HORROROSA!!!! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

Jens disse...

Oi Magui.
Ainda não assisti a novela do SBT. Conheço o Reinaldo Gonzaga e gosto do seu timbre de voz. Aliás, um dublador talentoso necessariamente tem que ter uma voz bonita, eloquente e, sobretudo, saber interpretar as falas do personagem. Já vi (ou melhor deixei de ver) filmes arruinados por dubladores ineptos.

Beijo.

Beth disse...

Muitas vezes eu fico tentando identificar as vozes dos dubladores, mas poucas eu descubro, até porque não persisto muito, a menos que a curiosidade esteja grande. Gosto do timbre de voz do Reinaldo Gonzaga, aliás eu sempre o achei um cara muito charmosão, sabia? Não sei como está agora, pouco coloco no SBT, vou dar uma espiadinha.
Adorei o post anterior, sobre as super-mulheres e a bendita síndrome de mulher-maraviha, que também a mim acomete e eu volta e meia tenho que dar uma respirada e cantar para ela subir! kkk
Não sou encanada com casa, afazeres domésticos etc., largo mão mesmo, mas com trabalho e outras coisas eu ainda sou muito doidona e isso acaba me deixando exausta física, mental e emocionalmente. Tratando disso, então, de novo. Beijoca!

Jota Effe Esse disse...

As poucas novelas que vejo parcialmente são as da Maldição Globo de Televisão. Se eu tivesse algum pendor para dublar iria ser comediante, Magui. Meu beijo.

Miguel disse...

Quando posso assisto essa novela do SBT. Consegui identificar apenas a voz do sumidão Reinaldo Gonzaga, por sinal acho que a idade nele pegou legal, e em pouco tempo. Mas enfim, o cara possui uma voz cujo timbre aprecio muito. Bj minha cara, até.