terça-feira, 20 de junho de 2017

Instinto materno uma ova

Borana
                          

Nesses quatro anos ou pouco menos, desde quando Chefe Boran apareceu com uma fêmea dentro da minha casa, venho observando o grupo e o nascimento dos filhotes.

No início, o casal comia do lixo, era magro, pelo mal feito, até que nasceram os  primeiros filhotes. Passavam pelo meu quintal e eu espantava-os porque a orientação dos oráculos na matéria é para não dar comida ; que eles se virem.
O ser humano é um idiota. Em vez de observar a natureza transfere sentimentos humanos para os animais. Óbvio que eles se viram ! E ao fazê-lo entram nas casas. Uúu!

Tenho descrito Chefe Boran porque ele é chefe na expressão da palavra e em todos os sentidos. A fêmea sempre ficou em segundo plano, no alto da amoreira. Afastava  os filhotes aos tapas, correndo para longe para poder comer sua parte da banana. Na minha avaliação de neófita  parecia que era brava e estúpida. Ela é um pouco maior e mais peluda, menos marcada na face.

Outro dia, quando ela veio comer e o filhote avançou no pedaço que era para ela e  antes que ela fugisse, eu o afastei com os dedos da mesma mão que pinçava o pedacinho da banana. Outro dia e outro. Um vez, duas vezes... Não sei dizer se era o mesmo filhote de cada vez. A partir daí, nenhum avança mais.
Provavelmente, por  amamentar os filhotes, estes mantém o hábito de pegar com ela a sua parte. Como ela tem dois filhotes por semestre, precisa defender-se dos filhos para sobreviver. E corre e os espalha  muito brava.
Releva ressaltar que ela não carrega os filhos e nem ensina nada. Quem faz isso é Chefe Boran que, depois, distrinbue as tarefas para os outros filhotes.

Pois bem, agora que os filhotes não avançam na parte dela, ela vem para perto de mim, não tem a cara brava e come tranquila sem correr. Primeiro dou para o Chefe porque senão ele dá um ronquinho de alerta e depois para ela. Depois vou revesando para cada um, até eles irem embora. Porque nenhum está ali a não ser pela comida. Nem sei se me reconhecem fora do meu quintal. É outra pesquisa que estou fazendo.

Consegui  fazer uma foto diferenciada dela, coisa que nunca consegui  a não ser de longe.

Minha intenção com este texto é deixar minhas observações pois não li nada a respeito.

Nenhum comentário: